CAMPUS CAMPOS CENTRO

Volta às Aulas

Inscrições abertas para estudantes do ensino superior cursarem disciplinas remotamente

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/09/2020 21h10, última modificação 17/09/2020 11h35
Cronograma está estabelecido em Ordem de Serviço.

A inscrição em disciplinas escolhidas pelos estudantes deverão ser realizadas no Sistema Acadêmico do Campus Campos Centro no período de 17 de setembro a 20 de setembro (academico.iff.edu.br e clicar no link de pedido de matrícula). O diretor da Diretoria de Gestão Acadêmica, Marcelo Portal, explica que "e importante destacar que tanto os ingressantes, quanto os alunos dos cursos subsequentes também devem fazer a escolha das disciplinas. Para os ingressantes, o número de matrícula consta no comprovante de matrícula e a senha inicial é 123

O início das aulas remotas, ou das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) será no dia 28 de setembro estende-se até 18 de dezembro. Nesse momento do plano de retomada das atividades acadêmicas, estabelecido pela Ordem de Serviço nº 36 de 14 de setembro de 2020, tendo como referência entre outros documentos a Resolução nº 38 de 27 de agosto de 2020 do Conselho Superior, estudantes e docentes estarão desenvolvendo a fase dois. Nela haverá atividades síncronas e assíncronas, como explica o diretor de Ensino Superior de Tecnologia e Bacharelados Leonardo Sardinha:

- O semestre letivo vai ser dividido em quatro fases: a fase um foi a de preparação documental para poder subsidiar a Resolução 38, a fase dois vai ser iniciada em 28 de setembro, quando os alunos vão se inscrever nas disciplinas que o colegiado ofertar para eles. Essas disciplinas vão ter seus horários e nesses horários, os professores estarão disponíveis em momentos síncronos, em que a interação entre professor e aluno é feita em tempo real. Ou seja, o professor abre uma sala, põe um conteúdo e trocam (interagem) com os alunos. Essa fase também consta de momentos assíncronos, onde o aluno, a seu tempo, pode entrar em um determinada plataforma e desenvolver uma tarefa que o professor deixar para ele - detalha Leonardo Sardinha.

Ainda de acordo com ele, o somatório das duas formas de atividades totalizará a carga horária do componente curricular, ou disciplina, que o professor fará em seu plano de ensino e a coordenação aprovará. Como os cursos de nível superior são flexíveis, na fase três há condições de oferecer uma flexibilidade na oferta das disciplinas em função do que o colegiado entender que tem de oferecer. Essa terceira fase acontecerá em 2021.

- A gente espera que na fase três os professores estejam melhores preparados e instrumentalizados e que os alunos também já tenham, em sua totalidade, recebido o suporte de TI, de internet, que eles precisam para poder estarem caminhando a par e passo com os demais alunos que se inscreverem em alguns componentes curriculares da fase 2 - considera o diretor.

A fase 4, que fechará o semestre letivo, será realizada quando aulas presenciais em laboratórios e demais dependências físicas estiverem liberadas. De acordo com a Ordem de Serviço nº 36, esse momento vai "depender das diretrizes das autoridades sanitárias e as regras estabelecidas pela Instituição." O documento ainda detalha que "nesta fase os componentes curriculares, caso necessário, serão desenvolvidos na perspectiva das atividades remotas e presenciais, proporcionando que a utilização das instalações do campus seja exclusivamente durante o desenvolvimento das atividades práticas presenciais."

Veja AQUI a Ordem de Serviço nº 36 de 14 de setembro de 2020

E-mails para tirar dúvidas

Registro Acadêmico Ensino Superior: registroacademicosuperior.centro@iff.edu.br
Diretoria de Ensino Superior das Licenciaturas: dirlicenciatura.camposcentro@iff.edu.br