CAMPUS CAMPOS CENTRO

LANÇAMENTO

Livro digital ajuda professores a planejarem o ensino remoto

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 28/09/2020 12h06, última modificação 28/09/2020 12h06
O material foi organizado por professores, técnicos, alunos e ex-alunos do IFF Campos Centro e poderá ser utilizado por qualquer profissional da educação.
Livro digital auxilia professores a planejar aulas online

O livro (E-book) “Ferramentas digitais para o ensino – O ensino remoto em evidência” foi lançado no formato digital no dia 23 de setembro e em 12 capítulos reúne um guia explicativo para auxiliar os professores das redes pública e privada no planejamento das aulas online em meio à pandemia do novo coronavírus.

O E-book está disponível AQUI. O livro foi organizado pelas professoras do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro Natália Deus de Oliveira Crespo e Larissa Codeço Crespo.

Doutora em Biociências e Biotecnologia, Natalia disse que o livro não esgota o assunto das ferramentas digitais, mas ajuda o profissional da educação a começar o processo de adaptação para o ensino remoto.

“Todo o material compilado e apresentado neste E-book tem potencial para auxiliar qualquer professor seja qual for o seu nível de ensino. O material fornecido prioriza facilitar a dinâmica da atuação dos docentes diante das necessidades impostas pelo ensino remoto. Esperamos, através deste material, subsidiar e auxiliar os docentes nessa nova trajetória de aprendizados mútuos”, afirma.

A produção do livro foi feita de forma remota. “A iniciativa surgiu, inicialmente, da necessidade de organizar a variedade de ferramentas digitais disponíveis, suas aplicações e potencialidades atreladas ao ensino, de forma objetiva e dinâmica. Durante o período da quarentena, a equipe participou de eventos on-line, seminários, cursos, simpósios, congressos, os quais apresentaram as estratégias pedagógicas que podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem diante da realidade remota”, disse.

O livro explica o que são as ferramentas digitais e os ambientes virtuais de aprendizagem, como realizar as videoconferências e ensina até como produzir infográficos e mapas mentais tão necessários para prender a atenção dos alunos durante a explicação.

O E-book ainda teve a colaboração de Alcilane da Silva de Souza, Jéssica Fabiane Faria Alves Santos Netto, Paula Ritter Pessanha, Saymon da Silva Almeida, Tiago Fidelis Cruz, Viviane Freitas dos Santos, Wanderson Junior dos Santos Chagas e revisão final da professora Valéria de Souza Marcelino Terra.