CAMPUS CAMPOS CENTRO

CIÊNCIA

Novas bolsas de mestrado e iniciação científica fortalecem parceria entre universidades e empresas

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 19/08/2019 15h54, última modificação 19/08/2019 15h54
Em reunião do Fidesc para discutir a Feira de Oportunidades e 7ª Mostre-se, a Prefeitura de Campos anunciou que poderá financiar até 30 projetos de acordo com as demandas das empresas.
Reunião sobre a Feira de Oportunidades teve o anúncio de edital de bolsas de mestrado e iniciação científica.

Dirigentes das universidades de Campos. (Foto: Vitor Carletti)

O superintendente de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Romeu e Silva Neto, anunciou em reunião do Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) na sexta-feira, dia 16 de agosto, no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, que o projeto “Viva Ciência na Empresa” irá ajudar a financiar até 30 bolsas de iniciação científica, tecnológica, extensão e de mestrado.

O edital de chamamento público para as empresas de Campos interessadas em participar está aberto até o dia 30 de setembro. A prefeitura, por meio do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) arcará com 50% dos investimentos das bolsas. Serão R$ 3.400 para projetos de iniciação científica, tecnológica e de extensão e R$ 10 mil para os de mestrado. Os outros 50% dos investimentos serão custeados pelas empresas.

O Viva Ciência na Empresa visa fomentar projetos de interesse das empresas nas áreas de inovação tecnológica, melhoria de processos, gestão ambiental ou qualquer demanda que elas tiverem podem contatar as universidades para desenvolverem projetos de iniciação científica e mestrado. O Fundecam entra com 50% da bolsa em projeto de interesse da empresa. A partir de outubro, nós vamos fazer o edital para as universidades submeterem esses projetos a essas demandas identificadas”, explicou.

Segundo Romeu, serão cadastradas até 10 empresas, sendo que cada uma delas poderá enviar demandas para a elaboração de até três projetos. As bolsas de iniciação científica, tecnológica e extensão serão de R$ 400. As de mestrado, R$ 1.500.

Presidente do Fidesc e reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, disse que as bolsas vêm ao encontro do conceito proposto pela Feira de Oportunidades e 7ª Mostre-se.

“A prefeitura dá outro passo em que ela quer conectar as empresas que têm desafios com as universidades por meio dessas propostas de desenvolvimento de soluções. E coincide com esse novo espaço que terá na nossa Feira de Oportunidades voltado para apresentar soluções já concretizadas para o setor produtivo, área de serviço e poder público”, disse.