CAMPUS CAMPOS CENTRO

Oportunidades para estudantes no projeto A Grande Sacada do Vôlei de Praia

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 29/06/2022 11h46, última modificação 29/06/2022 15h00
Realizado há 10 anos, o projeto oferece além do aprendizado e prática do esporte, atividades educativas.
Vôlei de Praia

Aula ministrada no Centro de Treinamento Undercrown Beach Volley (Foto: Divulgação).

As atividades estão sendo oferecidas no Centro de Treinamento Undercrown Beach Volley, instalado na rua Visconde do Itaboraí, 475, parque Rosário, em Campos dos Goytacazes. Os treinos são realizados às quartas-feiras, às 14h30min e sextas-feiras, às 15 horas, momento em que os interessados podem comparecer para se inscreverem e participar. De acordo com o professor de Educação Física do IFF Campus Campos Centro, Edison Barreto Filho, coordenador do A Grande Sacada, são oferecidas 40 vagas para estudantes do Instituto. Direcionado a crianças e jovens em idade escolar de 13 a 21 anos, o projeto tem atendimento gratuito e conta com a participação voluntária de vários profissionais.

- O objetivo principal do projeto, focado no vôlei de praia como ferramenta educacional, é a inclusão social por meio de atividades esportivas e educativas direcionadas ao público alvo, assim como comunidade externa e moradores de comunidades em situação vulnerável na sociedade - explica Edison.

Entre outras possibilidades oferecidas pelo projeto, os participantes aprendem com profissionais especializados sobre educação financeira, ambiental e sustentabilidade. Há também estímulo à geração de renda, com programas de estágio esportivo e administrativo. Edison destaca que nesses 10 anos "frutos do trabalho já são vistos, como o fato de ex-alunos terem se tornado professores de educação física e hoje já estarem integrados ao projeto, gerando um ciclo de desenvolvimento."

Para acontecer, a iniciativa conta, além da parceria com o Centro de Treinamento, com o apoio da cooperativa de crédito Sicoob Fluminense, parceira desde o início. Com o suporte oferecido pela Sicoob, já foi possível adquirir o material esportivo necessário às atividades.