CAMPUS CAMPOS CENTRO

PARCERIA

Pesquisas e projetos de extensão e inovação vão ajudar a solucionar problemas de Campos

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/07/2021 11h36, última modificação 05/08/2021 14h25
O IFF Campos Centro e a prefeitura assinaram um termo de cooperação técnica para que o município envie demandas que poderão ser resolvidas por alunos e servidores.
IFF Campos Centro e Prefeitura de Campos fazem termo de cooperação técnica

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFF Campos Centro, Jonivan Lisbôa, e os secretários de Campos Marcelos Feres (Educação) e Marcelo Neves (Petróleo) assinaram o termo de cooperação.Fotos: Welliton Rangel (Peninha)

As pesquisas desenvolvidas na graduação e na pós-graduação e o conhecimento técnico-científico produzido em projetos de extensão e inovação tecnológica poderão solucionar problemas da cidade de Campos dos Goytacazes.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro e a prefeitura assinaram na terça-feira, 27 de julho, um termo de cooperação técnica que prevê o envio de demandas para serem avaliadas por alunos e servidores envolvidos em projetos de pesquisa e extensão do campus.

O diretor de Pesquisa e Pós-graduação do IFF Campos Centro, Jonivan Lisbôa, que representou a Direção-Geral na assinatura do termo de cooperação, avalia que a parceria será mais uma ação que reforçará a missão dos Institutos Federais de transformar a vida das pessoas onde estão localizados.

“O termo de cooperação firmado envolve uma parceria para proposição de soluções para problemas do município, nas mais diversas áreas, utilizando o conhecimento gerado por projetos de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo alunos e servidores do campus. Uma das ações prevista, a ser executada pelo conjunto de secretarias municipais, é o levantamento de demandas a serem atendidas - problemas e situações que podem ser resolvidos por meio do saber científico e tecnológico trabalhado na instituição”, disse.

O IFF Campos Centro poderá oferecer soluções em diversas áreas como arquitetura e urbanismo, engenharias, edificações, sistemas de informação, telecomunicações e no ensino nas escolas por meio dos cursos de licenciaturas, por exemplo.

Depois da chegada do levantamento das demandas do município ao IFF Campos Centro, serão elaborados planos de trabalho com cronogramas e metas definidos para propor soluções aos problemas apresentados pela administração municipal.

“Espera-se com isso impulsionar o tripé ensino-pesquisa-extensão no nosso campus, com grande possibilidade de aumento de integração entre as dimensões. Além disso, a parceria tem potencial para qualificar ainda mais os trabalhos e projetos de estudantes e servidores, com possibilidade de aplicação prática e real da solução gerada, visando melhorias no município e o bem-estar da sociedade. A Diretoria de Extensão do campus está desenvolvendo um portfólio de demandas e oportunidades, justamente para endereçar problemas identificados pelos entes públicos e aplicação de soluções para os mesmos”, afirma.

Participaram da assinatura do termo de cooperação o secretário de Educação de Campos, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, e o secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves.