CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

INCLUSÃO

Projeto “Faça Fácil Libras-Conversação” é 1º lugar em congresso internacional

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 26/11/2019 15h40, última modificação 26/11/2019 15h40
O Congresso Internacional promovido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos aconteceu no Rio de Janeiro.
COINES reuniu intérpretes internacionais

Haila Lopes (intérprete de Libras), Estêvam (coordenador do projeto) e Tairine Rangel (intérprete de Libras) representaram o IFF no COINES realizado no Rio de Janeiro.Foto: Divulgação

O projeto de extensão “Faça Fácil Libras-Conversação”, realizado no Campus Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF), foi premiado como o melhor banner do Congresso Internacional (COINES) feito pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos, nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no Rio de Janeiro.

O evento teve a apresentação de mais de 200 pôsteres e contou com palestras de surdos e especialistas dos Estados Unidos e da França, segundo o coordenador do projeto vencedor Estêvam Farias.

A didática, a metodologia e os resultados do “Faça Fácil Libras-Conversação” foram os pontos considerados pelos avaliadores na hora de eleger o melhor projeto.

Estêvam disse que o projeto premiado foi uma continuidade do Curso de Libras do IFF Campos Centro. “Os alunos perguntaram depois do curso como iriam praticar a língua e surgiu a oportunidade do “Faça Fácil Libras Conversação”. As pessoas que fazem o Curso de Libras, às vezes, saem muito crus. E o nosso curso de conversação não era mais para ensinar, mas sim praticar com a presença de alunos surdos. Os alunos intérpretes mediavam a cada semana um tema diferente”, explicou.