CAMPUS CAMPOS CENTRO

História

Projeto de professor e estudantes de educação física recupera a memória do esporte no IFF

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 20/12/2016 16h05, última modificação 20/12/2016 16h05
Grupo de pesquisa chegou a primeiros resultados revelando atividades de ginástica ainda na época da Escola de Aprendizes Artífices.
Memória da Educação Física

Polline durante apresentação de trabalho na Unicamp.

O visitante do Campus Campos Centro se encanta com a estrutura do Ginásio de Esportes Fernando Duncan e tem suas atenções voltadas especialmente para a grande quantidade de troféus expostos em seu espaço de memória. Mas nem mesmo os objetos que remetem a conquistas esportivas do campus ao longo do tempo dão conta da história. Para preencher essa lacuna, a pesquisa Memória: educação física, esportes e práticas corporais está em andamento.

Recentemente, a proposta do trabalho e alguns dos resultados já encontrados ganharam dimensão externa quando a licencianda em Educação Física Polline Moreti Soares apresentou um Resumo Expandido da pesquisa no Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, na Unicamp.

- Para nós é muito importante porque mostra a relevância desse trabalho de recuperação da memória da educação física e do esporte na instituição. Também integramos o Centro de Memória do IFF e o projeto contribuiu com o Centro – destaca o professor Emerson da Mota Saint’Clair.

Na metodologia de investigação adotada, os pesquisadores examinam documentos da educação física, esportes e práticas corporais; coleta de depoimentos de docentes e demais servidores que trabalharam na área e fontes historiográficas como jornais, fotografias e diários de aulas.

Os dados preliminares levaram à constatação de que havia atividades cívicas e práticas esportivas na Escola de Aprendizes Artífices e de que nas décadas de 1969/1980 foram introduzidos os jogos individuais, com foco nos Jogos Estudantis Brasileiros do Ensino Médio.

Comunicação Social do Campus Campos Centro