CAMPUS CAMPOS CENTRO

Realizada eleição para diretoria do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 04/06/2018 19h32, última modificação 05/06/2018 16h05
Processo seletivo teve chapa única e ocorreu em três turnos no Campus Campos Centro do IFF.
Eleição do Grêmio

Integrantes da mesa à espera de eleitores.

Nesta segunda (04/06) uma urna de votação ficou disponível no pátio do campus, mas o número de votos foi abaixo do esperado pela comissão organizadora. Dylan Alves Souza, 3º ano, secretário-geral da Comissão, comenta: “Não tiveram muitos alunos. Foi abaixo do esperado. A gente nunca espera muito porque os alunos hoje em dia não estão muito ligados nessa questão do grêmio. A gente já esperava pouca votação também porque só teve uma chapa inscrita".

Vigente desde novembro de 1985, a Lei Nº 7.398, assegura aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio o direito de se organizarem em Grêmios, em favor do exercício da gestão democrática nas escolas. Posteriormente, em 1990, a Lei Nº 8.069 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), também garantiu o direito dos estudantes à livre organização estudantil para representar com finalidades educacionais os interesses dos estudantes. Ainda assim, segundo o gremista, houve risco de não haver eleição de grêmio esse ano por falta de pessoas para compor a comissão eleitoral. “Eu tive que entrar por último, porque se eu entrasse não iria ter comissão, e assim não poderia ter grêmio, a gente teria que esperar até o próximo semestre ou próximo ano pra se organizar.”

Para solucionar a carência de participação da comunidade estudantil, a busca da atual comissão é conscientizar os alunos sobre o papel do Grêmio Estudantil. “Junto com o pessoal da publicidade, que é uma das direções do grêmio, montar palestras para explicar aos alunos para que o grêmio serve, qual a importância dele, por que existe. Temos uma direção trabalhando em cima disso”, disse.

A diretoria eleita é integrada por Honey Pinto Gomes, na presidência; Dylan Alves de Souza, na secretaria-geral; Marco Aurélio da Silva Manhães, na Tesouraria e Maria Eduarda dos Santos, na chefia de gabinete. Os demais cargos, incluindo as suplências, podem ser  consultados na sala do GENP. A posse da diretoria acontecerá em breve.