CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Ambiente

Uso adequado e sustentado de energia elétrica é tema de campanha

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 19/02/2021 11h52, última modificação 19/02/2021 15h24
Estudantes do IFF participam com demonstrações e ação de conscientização.
Energia e Sustentabilidade

O professor Roberto Silva durante aula remota em que orienta um experimento (Foto: Divulgação).

   A Campanha de Racionamento de Energia e Sustentabilidade é organizada pelo professor Roberto da Silva, mestrando do Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física, que tem o Instituto Federal Fluminense como um de seus polos. Após o período de estudos e elaboração de experimentos, o resultado do trabalho será apresentado no Shopping 28 de Março, situado na zona central de Campos dos Goytacazes, no período de 22 de fevereiro a 1º de março. As pessoas que circularem pelo local poderão ver experimentos, receber explicações sobre como é gerada a energia elétrica e se informarem ainda por painéis feitos pelos alunos. 

   A compreensão do fenômeno eletromagnético poderá ser facilitada pela visualização de uma maquete funcional. Com ela, os participantes mostrarão as fazes do processo de produção de energia que envolve geração, transmissão, distribuição e consumo. De acordo com o professor Roberto, na atividade os alunos aprendem Física, criam e aplicam o conceito de sustentabilidade. A atividade faz parte dos estudos de sua pesquisa de mestrado intitulada Maquete didática como recurso para aprendizagem significativa crítica sobre eletromagnetismo. Organizada por ele, a exposição e os trabalhos científicos têm orientação dos professores doutores Renata Lacerda Caldas e Vantelfo Nunes Garcia.    

   Consciência ambiental - O professor explica que o trabalho permite "entender que quanto maior for a utilização exagerada de energia elétrica, maior será a necessidade de novas plantas energéticas para produção de energia e maior a degradação do meio ambiente." Os cartazes visam sensibilizar a população para o uso inteligente da eletricidade, "seja com o emprego de tecnologias, como a automação residencial, ou através das ações importantes de minimizar tempo de uso dos equipamentos residenciais. A grande importância é a utilização de energia com sabedoria, para diminuir o desperdiço, preservar o meio ambiente e promover uma melhor qualidade de vida a todos!", destaca Roberto. 

   Ele é professor do curso de Engenharia de Controle e Automação e de cursos técnicos. Para o trabalho, a turma de formandos do Curso Técnico de Automação Industrial foi dívida em quatro grupos. Cada um tem o nome de cada uma das etapas do processo de produção de energia: geração, transmissão, distribuição e consumo.

   - Através desse trabalho, realizado junto ao professor Roberto, pude perceber a importância da economia de energia no cotidiano, tanto para a questão financeira quanto para a ambiental. Principalmente nesses últimos anos, no qual notamos os impactos das mudanças climáticas no planeta - explica Ana Beatriz Torres, formanda de Automação Industrial.

   Seu colega de turma, Marcos Júnior Bergh, destaca a necessidade de "termos conhecimento sobre o consumo de energia para que possamos ter consciência de nossos gastos e de suas consequências ao meio ambiente. Pois, existe um processo longo até que a energia chegue à lâmpada da nossa casa. Precisamos ter um uso moderado e racional! O meio ambiente e o seu bolso agradecem!"