CAMPUS CAMPOS GUARUS

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Guarus > Apresentação > Diretoria de Pesquisa e Extensão > Acompanhamento e Finalização de Estágios

Acompanhamento e Finalização de Estágios

por Diretoria de Pesquisa e Extensão - Campos Guarus publicado 29/07/2020 13h30, última modificação 14/06/2021 10h17
Esta página contém instruções para acompanhamento e finalização de estágios

Introdução

É obrigação do estagiário apresentar os documentos de acompanhamento e finalização do seu estágio. Veja abaixo os documentos, modelos e a forma de entrega para a Diretoria de Pesquisa, Extensão e Inovação e Coordenação de Estágios:

  • O Relatório de Parcial de Atividades: deve ser entregue a cada seis meses de estágio;
  • O Relatório Final: deve ser entregue até 30 dias após a finalização do estágio e deve conter, principalmente, informações sobre as atividades, equipamentos utilizados e conhecimentos adquiridos.
  • Autoavaliação de estágio: este documento deve ser entregue junto com o relatório final  e é elaborado por você. Deve conter, principalmente, avaliações sobre suas atividades ao longo do estágio.
  • Avaliação da Concedente:  deve ser entregue junto com o relatório final  elaborado pela concedente do seu estágio e por você e deve conter, principalmente, avaliações sobre o seu desempenho ao longo do estágio.
  • Ficha de Aprovação: documento de finalização de estágio onde o coordenador confere os documentos e atesta a validade do estágio, colocando o status "Aprovado"/"Reprovado" ou "Válido"/"Não Válido" . O modelo deve ser baixado em: 

Instruções mais detalhadas podem ser encontradas nas seções a seguir.

1. Elaborando Relatórios Parciais e Final

O relatório parcial deve ser elaborado a cada seis meses do seu estágio e deve ser assinado pelo seu Supervisor de Estágio, pelo professor-orientador e por você. Todas as páginas devem ser rubricadas pelos mesmos. Clique aqui para baixar o modelo.

Segundo o Art. 28 do regulamento de estágio,  o término do estágio pode ocorrer por diversos motivos, como, o término do prazo estabelecido no Termo de Compromisso de Estágio, rescisão de contrato ou por decisão da concedente. Para registar o término do seu estágio junto ao IFF, você deverá apresentar o Relatório Final de Estágio (Clique para baixar o modelo).

Na folha de assinaturas, colete a assinatura do seu supervisor de estágio, definido pela empresa, do professor-orientador no IFF e, por fim, você deve assinar. O relatório deverá ser apresentado em duas vias, onde, o original deve ser entregue ao IFF e a segunda via ficará com você.

No relatório final você deve incluir o seguinte:

  1. APRESENTAÇÃO: deve conter os seus dados e da empresa. Seus dados: nome completo, endereço completo, curso concluído, turno, ano de ingresso no IFF e período de estágio (início e término). Dados da empresa: nome da empresa, endereço completo, nome do chefe imediato e setor em que você atua na empresa.
  2. INTRODUÇÃO:  relate aqui a forma como você foi encaminhado à Empresa e admitido pelas mesma. Como foi a adaptação inicial às tarefas e ao ambiente de trabalho e os aspectos mais importantes da empresa, como ramo de atuação, setores, nº de funcionários, etc.
  3. DESENVOLVIMENTO: agora você deve relatar os principais eventos ocorridos e como eles interferiram no desempenho das suas atividades, as dificuldades encontradas e possíveis causas. Descreva as técnicas que você utilizou, como: processos de produção, uso de amostras, testes, ensaios, entre outras.
  4. CONCLUSÃO: faça uma análise crítica da experiência de estágio e da formação dada pelo IFF, incluindo sugestões que você considera relevantes para aprimoramento do seu curso no IFF.
  5. ANEXOS: aqui você pode incluir materiais ilustrativos, como gráficos, tabelas, diagramas, fluxogramas, fotografias, especificação de produtos, formulários, folhas de ensaio, etc.
  6. BIBLIOGRAFIA: cite livros, apostilas ou material online consultados como apoio na realização das atividades do estágio. Isso é muito importante para atualizarmos o nosso acervo no IFF. Utilize o padrão ABNT para isso (Clique aqui para ver como formatar os diferentes tipos de referências).

 


2. Avaliações de Estágio

Ao finalizar o seu estágio você deve entregar, além do relatório final, uma auto-avaliação e uma avaliação realizada pela sua Empresa.

2.1. Elaborando a Autoavaliação

Além do relatório final, você também deve fazer uma auto-avaliação do seu estágio descrevendo, principalmente, as atividades, as técnicas, os instrumentos utilizados e os conhecimentos adquiridos na sua jornada de estágio. A autoavaliação é de extrema importância para que possamos realizar reajustes no programa de curso para atender melhor as demandas do mercado e da sociedade.

Para realizar a autoavaliação você deve:

  1. Fazer o login no seu gsuite;
  2. Acessar e preencher o formulário online disponível em: https://bit.ly/formAutoAvaliacao.

 

2.2. Elaborando a Avaliação da Empresa

A empresa também deve realizar uma avaliação da sua atuação como estagiário. Para isso, ela deve elaborar o termo de realização de estágio. Clique aqui para baixar o modelo.

Para entregar a avaliação da sua concedente de estágio, siga os passos abaixo:

  1. Baixe o modelo a seguir e solicite o preenchimento e assinatura da empresa: http://bit.ly/modeloavalempresa
  2. Envie o pdf preenchido e assinado no formulário em: https://bit.ly/formAvaliacaoEmpresa

 

3. Ficha de Avaliação de Estágio

Por último, após entregar os documentos anteriores, você deve preencher e enviar para o coordenador de estágios a ficha de avaliação do seu estágio, que atesta a validade do seu estágio. Baixe e preencha a ficha de acordo com o tipo do seu estágio: