CAMPUS CAMPOS GUARUS

Ações Ambientais

Campus Guarus comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/06/2016 13h53, última modificação 02/06/2016 13h53
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, será marcado pela Caminhada Ambiental com o Projeto Capivara e ações de conscientização para redução do uso de copos descartáveis.

A campanha de conscientização para a diminuição da utilização de copos plásticos descartáveis e incentivo ao uso de garrafinhas ou canecas, promovida por estudantes do Curso de Engenharia Ambiental, terá início nesta sexta-feira, dia 03 de junho, no campus Campos Guarus.

A aluna e diretora de Saúde e Meio Ambiente do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental, Júlia Braga, diz que o objetivo da campanha é tornar o campus mais sustentável. “Temos dois cursos na área ambiental. Se seremos futuros técnicos e engenheiros ambientais e se quisermos mudar algo, temos que começar pela nossa 'casa', alertando para os danos que as ações humanas podem causar ao meio ambiente”, enfatiza.

Júlia explica que o plástico demora cerca de 300 anos para se decompor. “O seu uso contínuo leva a uma grande produção de resíduo no meio ambiente. Além disso, a utilização de garrafinhas e canecas também vai gerar economia para o campus”, destaca a estudante.

Caminhada Ambiental – A caminhada nas margens do rio Paraíba do Sul com o Projeto Capivara, organizada pelos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, Anete Gama, Monique Freitas e Cléber Fiuza, será realizada no sábado, dia 04 de junho, das 8 às 12h. A concentração está marcada para as 7h, no auditório do campus.

O percurso prevê caminhada do campus Campos Guarus até a Ponte Saturnino de Brito (Lapa), pelo lado direito do rio, onde vivem as capivaras, e retorno ao ponto de partida pelo lado esquerdo do rio Paraíba do Sul.

De acordo com Cléber Fiuza, o Projeto Capivara, criado por estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente, “visa entender os principais impactos ambientais existentes no rio Paraíba do Sul, distribuídos entre a região central de Campos dos Goytacazes até a sua foz, em São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, buscando soluções para a mitigação dessas ações indesejáveis ao meio ambiente, favorecendo uma interação benéfica a todos que, no futuro, usufruirão com maior eficiência desse valioso rio”.

Veja, abaixo, o cartaz do evento:

Cartaz Caminhada Ambiental com o Projeto Capivara

Comunicação Social da Reitoria