CAMPUS CAMPOS GUARUS

Campus Guarus se destaca na XVIII Jornada Jovens Talentos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/01/2018 13h40, última modificação 08/01/2018 10h08
Estudantes e seus orientadores apresentaram quatro projetos e receberam uma premiação e duas menções honrosas.
Campus Guarus se destaca na XVIII Jornada Jovens Talentos

Maria Júlia (segunda da esquerda para a direita) durante premiação

A equipe do Campus Campos Guarus obteve um excelente desempenho na XVIII Jornada do Programa Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Dos quatro projetos apresentados por estudantes e seus orientadores, um conquistou premiação de melhor trabalho e dois receberam menção honrosa.

O evento, que abrangeu toda a região Norte e Noroeste Fluminense, foi realizado no Campus Santo Antônio de Pádua, no dia 12 de dezembro de 2017, com o objetivo de apresentar o desenvolvimento dos projetos aprovados pelo Programa Jovens talentos.

Das 12 premiações, divididas em quatro grandes áreas das Ciências, o IFF Guarus conquistou o prêmio de melhor trabalho em Ciências Exatas, com o projeto "Introdução à Programação Linear no Ensino Médio", apresentado pela aluna Maria Júlia da Silva, do 2.º ano do Curso Técnico em Eletrônica, orientada pelo professor André Velasco.

Os projetos "Métodos Numéricos Aplicados ao Ensino Médio", dos alunos Lázaro de Azeredo e João Vítor da Silva, do 3.º ano do Curso de Eletrônica, orientados pelo professor Frederico Galaxe; e o "Estudo Fitoquímico de Swartzia Oblata Biomonitorado por Avaliação Antibacteriana", apresentado pelo aluno Brendo da Silva, do 3.º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, orientado pelo professor Marcelo de Araújo, receberam menção honrosa.

A estudante Aline Rocha, do 3.º ano do Curso de Meio Ambiente, também participou do evento, com a apresentação do projeto “Análise de Deformações e Morfismos no Processo Evolutivo das Espécies Utilizando Álgebra Linear”, orientado pela professora Thaís Abreu.

Para o professor André Velasco, “os resultados produzidos com as pesquisas dos alunos do IFF Guarus e seu reconhecimento em um evento de considerada importância ressaltam não somente o compromisso de trabalhar com pesquisa em nosso campus, mas também o potencial científico apresentado pelos nossos alunos do Programa Jovens Talentos da Faperj", destaca.

A coordenadora de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Guarus, Daniela Balduino, ressalta que “o programa é importante na formação de nossos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, pois além de introduzi-los na pesquisa científica, também auxilia no desenvolvimento do espírito ético e profissional".