CAMPUS CAMPOS GUARUS

Cursos do EJA FIC atendem alunos da Rede Municipal

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/06/2018 13h15, última modificação 10/07/2018 12h14
Ações de aproximação das Escolas Municipais com o Campus Campos Guarus já vêm acontecendo há algum tempo, com visitas guiadas dos alunos da Rede Municipal ao Campus.
Cursos do EJA FIC atendem alunos da Rede Municipal

Alunos do Curso de Operador de Computadores

O IFFluminense Campus Campos Guarus, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, vem desenvolvendo ações de aproximação com a comunidade local, com o objetivo principal de aprimorar suas políticas de acesso.

Nesse contexto, estão sendo ofertados no campus os Cursos Profissionalizantes de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Balconista de Farmácia e Operador de Computadores, para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos diurna, do Ensino Fundamental. A ofertas dos cursos materializa uma das ações previstas no Plano Municipal de Educação.

Para a pedagoga da Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFF, Heise Aires Arêas, essa "é uma ação que atende diretamente à perspectiva de inclusão eleita pela Pró-reitoria como a maior referência para este ciclo de gestão e encontra nesta aproximação com o município uma estratégia clara de busca ativa da população".

Heise destaca que “a ideia é de que a qualificação profissional em si, já seja uma ação objetiva de nossa missão em Educação Profissional e, ainda, promova a abertura de portas do Instituto para um público que antes não se aproximava, por meio de uma proposta específica, com organização curricular e metodologia próprias, numa perspectiva da oferta de cursos que considera a trajetória dos estudantes na estruturação do itinerário formativo oferecido pela instituição, em particular, estudantes da EJA”.

O professor e coordenador do Curso Técnico em Eletrônica, Tiago Tadeu Ribeiro Sousa, que ministra aulas no Curso de Operador de Computadores, afirma que o trabalho desenvolvido com a EJA FIC é gratificante. "Perceber no olhar e nas conversas com os alunos, como esta oportunidade tem sido valiosa e única na vida deles, estar em contato e apresentá-los um novo horizonte em suas vidas, permite que percebamos o quanto essa instituição é importante para eles".

Tiago acrescenta que "como professor é muito gratificante poder mais uma vez participar dos momentos de transformação de vidas, da criação de novas expectativas, e poder mais uma vez não só ensinar, mas também aprender muito com cada um desses alunos. Esta é uma ação que reforça a nossa missão, oportunizando que de fato esta escola seja de todos", destaca.

O aluno do EJA e do curso profissionalizante em Operador de Computadores, Adriano Coelho da Silva, conta que visitou o IFF pela primeira vez em 2017, por meio de um projeto de sua escola. “Depois, passei por um processo seletivo, fui chamado para fazer o curso e fiquei muito feliz, pois os professores são ótimos e o curso está bem interessante”, afirma o estudante.