CAMPUS CAMPOS GUARUS

IFF Guarus recebe visita da deputada federal Jandira Feghali

por Comunicação Social do Campus Campos Guarus publicado 03/06/2022 17h20, última modificação 30/11/2022 17h06
A deputada já destinou R$ 1.150.000,00 em emendas parlamentares para o IFF, incluindo a Licenciatura em Música do Campus Guarus.
IFF Guarus recebe visita da deputada federal Jandira Feghali

Deputada participou de apresentação musical no Campus Guarus (Fotos: Divulgação/IFF)

O Campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense recebeu a visita da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), na manhã desta sexta-feira, dia 03 de junho. Acompanhada do vereador de Niterói-RJ, Leonardo Giordano (PCdoB-RJ), ela participou de uma apresentação dos alunos do Curso Superior de Licenciatura em Música, para o qual destinou recursos para a compra de equipamentos musicais.

A emenda parlamentar destinada pela deputada para a área de Arte e Cultura do IFF, em 2017, no valor de 800 mil reais, também possibilitou a recuperação da Casa Rosa, no Campus Quissamã, e o pagamento de bolsas e viagens culturais para os estudantes do Instituto.

Participaram do evento o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, a diretora-geral do Campus Guarus, Thatiane Medeiros, o coordenador da Licenciatura em Música, Henrique Costa, diretores de campi e demais gestores, além de estudantes e servidores do Instituto.

Apresentação dos alunos da Licenciatura em Música

A apresentação dos alunos e professores do curso contou com músicas instrumentais e cantadas do repertório popular brasileiro, incluindo canções como Berimbau, Garota de Ipanema, É Preciso Saber Viver e Anunciação, entre outras.

“A música é a alma do nosso campus, ela traz muita alegria, festividade, celebração. Esse momento é uma oportunidade da Jandira apreciar o resultado do investimento que ela fez aqui no campus. É obrigação nossa mostrar o que realizamos e produzimos com esse investimento”, ressaltou a diretora-geral Thatiane Medeiros.

O reitor Jefferson Manhães lembrou a criação da diretoria de Relações Institucionais assim que assumiu a gestão, em 2016, como alternativa, em um período de crise, para a busca de recursos extra-orçamentários. “Percebemos que esse era um caminho e a Jandira foi uma das primeiras a se colocar ao nosso lado, concedendo emenda parlamentar para a instituição. Em nome de toda a nossa comunidade, somos muito gratos e você é muito bem vinda”, destacou Jefferson.

“A música mudou completamente a minha vida e tenho certeza que está mudando a vida de vocês, alunos dessa escola”, afirmou Jandira, acrescentando que “a arte muda os nossos valores de mundo, a nossa relação com os outros. A gente põe na nossa vida, no coração, na nossa cabeça, outra forma de enxergar as coisas, a gente jamais pensa em violência. (...) É fundamental que a arte se expanda e se expresse. Quem dera se todos os Institutos Federais abrissem escolas de música”, declarou a deputada.

Novos recursos

Durante o evento, o reitor e a diretora-geral do Campus Guarus pediram apoio da deputada para a construção de um espaço, com laboratórios exclusivos para os alunos do Curso de Licenciatura em Música, uma demanda antiga da instituição, orçada em R$ 1.400.000,00. A parlamentar se comprometeu a fazer o investimento.

Residência Estudantil do Campus Bom Jesus

Além dos recursos para ações de Arte e Cultura, Jandira Feghali destinou, em 2021, emenda parlamentar no valor de 350 mil reais para melhorias na infraestrutura da Residência Estudantil do Campus Bom Jesus, que abriga cerca de 100 alunos. A obra de expansão do alojamento masculino, que conta com a criação de uma área de convivência, lavanderia, cozinha e banheiros, tem previsão de entrega para agosto deste ano.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!