CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

Mesa-redonda

Neabi realiza mesa-redonda sobre relações do negro na atualidade

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/06/2016 17h10, última modificação 15/06/2016 15h18
O evento, gratuito e aberto à comunidade, vai acontecer no dia 22 de junho de 2016, às 16h, no auditório Roberto Jorge de Farias do campus Campos Guarus.
Neabi realiza mesa-redonda sobre relações escravista e inter-raciais

Clique para ampliar e veja o cartaz do evento.

 Com a temática “Relações do negro na atualidade - estabelecimento a partir de heranças”, a mesa-redonda, organizada pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Campos Guarus, tem por objetivo fomentar a discussão sobre as relações sociais estabelecidas na região, a partir de heranças e memórias deixadas desde a época da escravidão, fazendo um paralelo entre a relação escravista e as relações inter-raciais em Campos dos Goytacazes-RJ.

 Participam da mesa o servidor técnico-administrativo, mestre em Sociologia Política, Rômulo da Mata, com a palestra “O amor tem cor? Um estudo sobre relações afetivo-sexuais inter-raciais em Campos dos Goytacazes”; e o professor, mestre em Políticas Sociais, Sergio Risso, com a palestra “Memórias da Escravidão em Campos dos Goytacazes”.

 “Rômulo realizou um estudo científico sobre as relações afetivas inter-raciais em Campos dos Goytacazes e Sergio desenvolve um trabalho de digitalização de processos judiciais na época escravista. A partir disso, decidimos convidá-los para, ao falarem de seus trabalhos, tentarmos traçar um paralelo sobre as relações que têm se desenvolvido na nossa região por meio dessas memórias e heranças que estes trabalhos ajudam a resgatar e retratar”, explica a servidora Nayara Francisco, da equipe do Neabi.

 A programação é gratuita e aberta ao público. Os interessados deverão se inscrever, até o dia do evento, pelo email neabiff@gmail.com informando nome, telefone e instituição vinculada. Haverá emissão de certificado para os participantes.

 

Comunicação Social da Reitoria