CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

Meio Ambiente

Projeto Capivara inaugura bosque em Campos dos Goytacazes

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/09/2017 15h32, última modificação 02/10/2017 11h16
A inauguração será realizada no dia 12 de outubro, às 9h, no Cais da Coroa, no Rio Paraíba do Sul.
Projeto Capivara inaugura bosque em Campos dos Goytacazes

  A equipe do Projeto Capivara do Campus Campos Guarus, junto com o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e demais parceiros, vai inaugurar o Bosque Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro de 2017, às 9h, no Cais da Coroa, em Campos dos Goytacazes.

 O bosque é resultado do plantio de árvores nativas do bioma da Mata Atlântica, que foi realizado pelo Projeto Capivara, no dia 29 de janeiro deste ano, às margens do Rio Paraíba do Sul, em comemoração aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, durante a passagem da imagem peregrina pelo município.  

 O pesquisador do projeto, Cléber Fiuza, destaca que a expectativa da equipe, com a inauguração do bosque, "é buscar o equilíbrio ambiental e formar, junto com a comunidade local, o respeito pelo meio ambiente, incentivando a recuperação de outras áreas próximas no Rio Paraíba do Sul". 

 O presidente da Colônia de Pescadores da Coroa, Lenilson do Espírito Santo, ressalta a importância do projeto. "É uma ação que favorece o nosso rio, pois fazendo o plantio das matas, iremos ter alimentos para os peixes, um ar mais limpo e uma vegetação ampla, preservando assim o meio ambiente".

 Saiba mais: o Projeto Capivara, em suas pesquisas, visa entender os principais impactos ambientais existentes na bacia hidrográfica do baixo Paraíba do Sul, buscando soluções junto a comunidade local, para mitigação e prevenção de ações indesejáveis desde 2014, a fim de sensibilizar a sociedade ao respeito e uso equilibrado do meio ambiente, além de incentivar a recuperação de outras áreas próximas do Rio Paraíba do Sul.