CAMPUS CAMPOS GUARUS

Notícias

Meio Ambiente

Projeto Capivara realiza plantio de árvores em São João da Barra

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/11/2017 12h01, última modificação 16/11/2017 14h14
Serão plantadas 338 árvores de 21 espécies nativas do bioma da Mata Atlântica, na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro.
Projeto Capivara realiza plantio de árvores em São João da Barra

Equipe do Projeto Capivara durante plantio de árvores no Cais da Coroa, em Campos, em janeiro

 O Projeto Capivara, do IFF Campus Guarus, realizará o plantio de 338 árvores de 21 espécies nativas do bioma da Mata Atlântica, na  Fazenda de São Domingos, situada na localidade de Barcelos,  em São João da Barra, na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro. A ação tem por objetivo iniciar a recuperação da área degradada da mata ciliar do Rio Paraíba do Sul.

 Dentre as árvores que serão plantadas estão as espécies de cajá-mirim, caixeta, embaúba, sapucainha, ingá-do-brejo, pau-ferro, araçá e jenipapo, entre outras.

 De acordo com Cleber Fiuza, pesquisador ambiental do Projeto Capivara, o diagnóstico da área para preparação do plantio na fazenda aconteceu no dia 28 de outubro, onde foram realizados o início do inventário da flora e fauna, o georreferenciamento da área e a coleta do solo para ser levado para análise. “Contamos com a participação do professor coorientador Carlos Eduardo de Souza que levou equipamentos de topografia, estação total, balizas com nível de cantoneira, onde retirou-se as mediações de um hectare da área para plantio”, completa Cleber.

 Saiba mais: O Projeto Capivara visa entender os principais impactos ambientais existentes na bacia hidrográfica do baixo Paraíba do Sul, buscando soluções para a mitigação e prevenção de ações indesejadas desde 2014, a fim de sensibilizar a sociedade para o uso equilibrado do meio ambiente.