CAMPUS CAMPOS GUARUS

Representantes do Projeto Capivara se reúnem com prefeito de Campos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/05/2017 16h19, última modificação 24/05/2017 16h40
Na ocasião, foram discutidas propostas de integração e parceria para preservação do Rio Paraíba do Sul.
Representantes do Projeto Capivara se reúnem com prefeito de Campos

Equipe apresenta ações do Projeto Capivara ao prefeito Rafael Diniz

A equipe do Projeto Capivara, do Campus Campos Guarus, se reuniu com o prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz, na segunda-feira, dia 22 de maio, para apresentar as ações realizadas pelo grupo em prol da educação ambiental do município e discutir propostas de integração e parceria com os órgãos ligados ao Meio Ambiente para preservação do Rio Paraíba do Sul.

A reunião contou com a participação do diretor-geral do Campus Campos Guarus, Christiano Leal, do professor e orientador do projeto, Milton Erthal e do secretário de Desenvolvimento Ambiental do município, Leonardo Barreto, e dos integrantes do projeto Capivara, Cleber Fiuza, Dolmiro da Penha, André Luiz e Marcelo dos Santos.

Segundo o prefeito Rafael Diniz, iniciativas que partem da sociedade civil para o poder público devem ser incentivadas e apoiadas. O prefeito se colocou à disposição e destacou a necessidade de integração entre a secretaria de Desenvolvimento Ambiental, a superintendência de Agricultura e Pecuária e da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) para dialogar com o projeto.

É a sociedade civil abraçando a nossa cidade. A ideia surgiu dos próprios alunos e deve ser apoiada e fortalecida. A prefeitura está de portas abertas ao Projeto Capivara e já existe um diálogo entre o grupo e a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, a Superintendência de Agricultura e a Secretaria de Educação para estarmos adquirindo este conhecimento técnico e suas práticas para levarmos para as nossas escolas — afirmou o prefeito.

De acordo com o orientador do projeto, professor Milton Erthal, o diálogo com a prefeitura é fundamental para consolidar a luta pela preservação do meio ambiente. “O projeto Capivara teve início em Guarus com os alunos e tomou proporções interessantes no sentido de mobilizar a sociedade sobre a necessidade de preservação ambiental. Hoje, já executamos ações práticas, como, por exemplo, o reflorestamento e recuperação no entono do Rio Paraíba do Sul. Temos a parceria dos alunos dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Engenharia Ambiental que participam das ações e existe muita gente nos acompanhando nas redes sociais querendo participar das ações realizadas pelo projeto. Queremos mobilizar a sociedade, e a parceria com a prefeitura é uma forma de consolidarmos o discurso pela preservação ambiental”, explica o orientador.

Para o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, iniciativas como a do Projeto Capivara fortalecem as ações da secretaria. “Ações em defesa do ambiente e pela qualidade de vida da população são imprescindíveis e já contam com um apoio significativo junto à sociedade. Todas as ações de incentivo e de preservação são muito bem vindas”, destaca o secretário.

Criado em 2014, o Projeto Capivara é uma iniciativa de ex-alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente do Campus Campos Guarus que visa, entre outros objetivos, discutir a problemática ambiental, estimulando o desenvolvimento sustentável por meio da preservação e restauração de áreas ao longo do Rio Paraíba do Sul.

*Com informações da Prefeitura de Campos