CAMPUS ITAPERUNA

Arte e Cultura

Abertura da 3ª Festa Literária do IFF Itaperuna será nesta terça-feira, dia 29, com palestra online

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 29/11/2022 13h14, última modificação 29/11/2022 13h14
Evento organizado pela Academia de Letras do campus acontecerá até 1º de dezembro, em formato híbrido, com uma série de atividades abertas ao público.

3ª Festa Literária do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, a FLIFF, terá início nesta terça-feira, 29 de novembro, com uma palestra online aberta ao público em geral e transmissão ao vivo pelo canal oficial do campus no Youtube, o IFFTube Campus Itaperuna, no link https://youtu.be/H0ELL5dhbX0. O evento começa às 19h, com o pesquisador André Moreno falando sobre "A escrita militante e a atualidade de Lima Barreto".

As inscrições seguem abertas pelo site https://eventos.iff.edu.br/3fliffcampusitaperuna. Após efetuar o cadastro geral no site, é preciso se inscrever em cada uma das atividades em que tenha interesse, clicando em "participar", ao lado de cada uma delas na programação listada no site do evento.

O evento é organizado pela Academia de Letras do campus e acontecerá até 1º de dezembro, em formato híbrido, com a seguinte programação:

Terça-feira (29/11)

19h - Palestra online "A escrita militante e a atualidade de Lima Barreto", com André Moreno, estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão. Transmissão ao vivo pelo canal do campus no Youtube, o IFFTube Campus Itaperuna.

Quarta-feira (30/11)

10h - Oficina presencial "Desafios da educação antirracista em perspectiva de escrevivências e caminhos de falas", ministrada pelo professor Fábio Rodrigo Penna, com o propósito de propor uma biopolifonia acerca da importância da Educação Antirracista na sociedade brasileira, por meio de reflexões sobre memória e atualidade e de trocas de escrevivências. (no miniauditório do Parque Acadêmico Industrial).

13h - Encontro do Clube de Leitura Literature-se (no Cineteatro).

14h15 - Solenidade de posse dos novos Membros Efetivos da Academia de Letras do IFF Itaperuna (no Cineteatro).

Quinta-feira (01/12)

10h - Exposição "Lima Barreto: Vida e obra do triste visionário" (no Hall do Bloco B).

13h10 - Oficina prática "Teatro Jornal OnLine", com a professora Manuela Batista Nogueira, sobre essa técnica do Teatro do Oprimido que utiliza as notícias e as mídias sociais como ferramenta para debater as opressões, revelando as injustiças sociais que muitas vezes se escondem nos meios de comunicação de massa (no Cineteatro).

14h15 - Apresentações de “Uma homenagem de Osman Lins a Lima Barreto" e "Retratos em Diário Íntimo de Lima Barreto”, com Odalice de Castros Silva e Keila Vieira de Souza, fruto dos estudos empreendidos a partir do Grupo de Pesquisa “Espaços de Leitura: Cânones e Bibliotecas” e do Projeto de Pesquisa “Histórias de Leituras: Bibliotecas Pessoais”.

Em caso de dúvidas, é possível entrar com contato com a organização do evento pelo e-mail giselda.bandoli@gsuite.iff.edu.br