CAMPUS ITAPERUNA

Ensino Remoto

Academia de Letras do IFF Itaperuna altera datas de oficinas de leitura e escrita sobre Cordel

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 03/09/2021 13h00, última modificação 03/09/2021 13h00
O início do evento, que seria na próxima segunda-feira, dia 6 de setembro, foi transferido para quarta-feira, dia 8 de setembro. As inscrições seguem abertas no site eventos.iff.edu.br.
Oficina de Cordel

Academia de Letras do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna alterou a data de realização das "Oficinas de leitura e escrita - Cordel". O início do evento, que seria na próxima segunda-feira, dia 6 de setembro, foi transferido para quarta-feira, dia 8 de setembro, com as outras duas oficinas acontecendo nos dias 9 e 10 de setembro.

E, para quem não se inscreveu, ainda dá tempo: basta acessar a página do evento, em https://eventos.iff.edu.br/oficinasdeleituraeescrita-cordel, e preencher o formulário de cadastro. A atividade, que é voltada a estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico, acontece em parceria com o projeto Literature-se, com o objetivo  de trabalhar o cordel na perspectiva do letramento literário, permitindo que os participantes desenvolvam habilidades linguísticas e também aprimorem seu repertório lítero-cultural.

"Marcado por ritmo, musicalidade e rimas, o gênero textual cordel, enraizado na cultura popular nordestina, se constitui como um bem cultural imaterial. Podendo abordar temas atuais e trazer críticas sociais, suas narrativas apresentam artisticamente a vida e os saberes do povo brasileiro", explica a professora Giselda Bandoli, que é a organizadora do evento.

As oficinas acontecerão pela internet, por meio da plataforma Google Meet, com duração total de seis horas de aulas, divididas em três encontros:

Quarta-feira (08/09), às 16h
Oficina 1 - "Cordel: origens, estrutura formal, condições de produção, leitura de cordéis"

Quinta-feira (09/09), às 16h
Oficina 2 - "Cordel: Leituras e estratégias de produção: retextualização I"

Sexta-feira (10/09), às 16h
Oficina 3 - "Cordel: Leituras e estratégias de produção: retextualização II"

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.