CAMPUS ITAPERUNA

Pesquisa

Aluna do Curso Superior em Química do IFF Itaperuna tem artigo publicado em revista internacional

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 21/06/2020 20h08, última modificação 21/06/2020 20h32
A pesquisa, desenvolvida no Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA), é relacionada à mitigação de impactos ambientais ao usar o resíduo de pó de pedra como fertilizante natural.
Artigo publicado em revista internacional

A aluna Camila Vitó com o professor Murilo Souza: artigo sobre reaproveitamento de pó de pedra

Um artigo escrito por uma aluna e professores do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, entre outros pesquisadores, foi publicado pela Revista Environmental Monitoring and Assessment, cuja classificação na área de Ciências Ambientais é A2. A pesquisa, que foi desenvolvida dentro do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA), um projeto realizado no IFF com recursos do CNPq, é relacionada à mitigação de impactos ambientais ao usar o resíduo de pó de pedra como fertilizante natural.

Estudante da Licenciatura em Química, Camila Vitó é a autora principal do artigo, que tem ainda entre seus autores a ex-aluna do Curso Técnico em Química Hellen Vieira; o professor do IFF Itaperuna Adriano Ferrarez; a pesquisadora da Universidade do Noroeste Fluminense (Uenf) Cibele Almeida; os professores da Universidade Federal do Ceará Francisco Silva e Wladiana Matos; além do orientador do estudo, o também professor do IFF Itaperuna Murilo Souza.

"Este estudo abre novas perspectivas para futuras avaliações do monitoramento ambiental em áreas de exploração de rochas, avaliando a viabilidade da aplicação destes resíduos como fertilizante natural de forma sustentável, mitigando os impactos ambientais provocados por esses resíduos. Além disso, a possibilidade de inserir os alunos da Licenciatura em Química do IFF na pesquisa científica é extremamente gratificante. Vale ressaltar que as alunas Camila e Hellen apresentaram uma grande evolução científica e socioambiental durante o desenvolvimento do projeto. Além do mais, este artigo contribui para a solidificação e estruturação do grupo de pesquisa LAQUA (Laboratório de Análises Químicas e Agroambientais do IFF Itaperuna", ressalta o professor Murilo.

Para Camila Vitó, que também cursou o Técnico em Química no Campus Itaperuna, participar do estudo foi uma grande oportunidade de adquirir experiência na área científica.

"Desde o curso técnico, somos estimulados a publicar artigos, a começar pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao entrar no projeto, já tinha a noção de quanto essas publicações são importantes, tanto no que diz respeito à divulgação científica para a sociedade, quanto no enriquecimento do meu trabalho como pesquisadora", afirma a estudante.

O artigo se concentra na região Noroeste Fluminense, principalmente no município de Santo Antônio de Pádua. Como na maioria das indústrias de exploração de rochas ornamentais, o descarte inadequado do resíduo gerado — chamado de pó de pedra — vem causando impactos ambientais, devido a seu descarte nos rios e solos. O estudo publicado aborda formas de reutilização desse resíduo como um fertilizante natural. Desta forma, segundo os autores, foi avaliada a presença de elementos potencialmente nocivos ao homem e para as plantas — como, por exemplo, arsênio, cádmio e chumbo — no resíduo de pó de pedra, com o intuito de considerar a sua aplicabilidade como fertilizante natural do solo.

Como cada resíduo apresenta características peculiares, devido à composição de cada pedreira e de outras atividades de exploração/produção no setor da mineração, esse resíduo deve ser submetido a avaliações cuidadosas antes de ser empregado na agricultura. Entretanto, os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que a mitigação dos impactos ambientais ao usar o resíduo de pó de pedra como fertilizante natural pode ser uma alternativa atraente para o desenvolvimento regional.