CAMPUS ITAPERUNA

Alunos do campus Itaperuna fundam empresa júnior na área de Informática

por Comunicação Social campus Itaperuna publicado 01/07/2016 15h21, última modificação 13/09/2016 21h50
BitStorm é a terceira empresa júnior do IFFluminense e atuará no segmento de desenvolvimento web, com alunos do primeiro ao sexto período de Sistemas de Informação
Apresentação da empresa júnior em Itaperuna

Integrantes dos projetos selecionados e gestores do IFFluminense na entrada do espaço onde ficará a empresa júnior

O curso superior de Sistemas de Informação do campus Itaperuna acaba de fundar sua primeira empresa júnior. A BitStorm - que atuará no segmento de desenvolvimento web - foi criada por 16 alunos do campus, com apoio do IFFluminense. Esta será a terceira empresa júnior do Instituto, que no mês passado oficializou a fundação da Lignum Ambiental Júnior, do curso de Engenharia Ambiental do campus Campos Guarus; e da AlQualis Jr., do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus Bom Jesus.

Além da empresa júnior, o curso de Sistemas de Informação do campus Itaperuna recebeu outra boa notícia esta semana. A aluna do quinto período Mariah da Cunha Correa foi selecionada no Programa de Pré-incubação da TEC CAMPOS, que é uma incubadora de empresas do Norte Fluminense, criada em 2008, numa parceria entre o IFFluminense e a Universidade Estadual do Noroeste Fluminense (Uenf). Esta é a primeira vez que um projeto de um campus de fora de Campos dos Goytacazes é selecionado para pré-incubação.

O diretor de Internacionalização e Inovação do IFFluminense, Henrique da Hora, esteve nesta sexta-feira (01/07) no campus Itaperuna para uma reunião com os fundadores da BitStorm e com a aluna Mariah. Ele conversou sobre aspectos importantes para o desenvolvimento do negócio e conheceu o espaço onde a empresa júnior está sendo instalada, no Bloco E.

"Estas são iniciativas muitos importantes para o curso superior daqui de Itaperuna e contribuirão, e muito, para a formação prática dos alunos. Eles terão a oportunidade de desenvolver aspectos valorizados no mercado de trabalho, como o trabalho em equipe e relacionamento interpessoal, além de aprender a negociar com clientes e fornecedores, ter postura profissional e muitas outras características que são aprimoradas no dia a dia do trabalho", ressaltou Henrique da Hora.

Representantes do IFFluminense e BitStorm fazem visita ao local ondea empresa funcionará

A BitStorm tem em sua formação estudantes do primeiro ao sexto período de Sistemas de Informação. Segundo o presidente da empresa, o aluno Ederson Ribeiro Silva, de 25 anos, os participantes estão muito animados com a criação da empresa júnior.

"Eu embarquei nesse projeto durante a aula de Gestão de Projetos. Fomos de sala em sala chamando outros alunos para participarem também e resolvemos inscrever nossa ideia. O pessoal do curso abraçou a causa e, agora, é colocar para funcionar. Estamos muito confiantes", disse o rapaz, que cursa o sexto período da graduação.

A aluna Mariah da Cunha Correa, que também ajudou na formação da BitStorm, terá agora um outro desafio pela frente. Ela participará de um curso de formação ministrado pela TEC CAMPOS, em que montará o plano de negócios para tornar realidade seu projeto "Portal E-commerce para pequenos comerciantes: Um site que facilita a criação de lojas online e une os comerciantes da região". Mariah, que cursa o quinto período de Sistemas de Informação, disputou uma vaga na pré-incubação com alunos de todo o Instituto, por meio de um edital de fomento.

A aluna Mariah Cunha, que teve seu projeto aprovado para pré-incubação

"Esta será uma ótima oportunidade para eu abrir minha empresa, colocar em prática minha aprendizagem e fazer algo que eu gosto muito, que é trabalhar com programação", contou a aluna.

Cada um dos dois projetos receberá uma bolsa de Fomento ao Empreendedorismo, no valor mensal de R$ 600, durante o período de um ano. O objetivo do programa é estimular o empreendedorismo nos estudantes do IFFluminense, seja pela promoção do desenvolvimento de micro e pequenas empresas inovadoras na região via Programa de Pré-incubação oferecido pela TEC CAMPOS, seja pela fomentação de empresas juniores no âmbito dos cursos de graduação do IFFluminense.

Também participaram da reunião de apresentação da empresa júnior e do projeto de pré-incubação, a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto; o diretor de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis, Roberto da Silva Lanes; a coordenadora de Pesquisa e Inovação, Alcione Campos; e o técnico em Assuntos Educacionais Eduardo Lucindo da Cunha.

Comunicação Social campus Itaperuna