CAMPUS ITAPERUNA

Novas Tecnologias

Alunos do IFF Itaperuna lançam canal de Podcasts sobre Ciências

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 16/12/2019 16h43, última modificação 06/02/2020 12h55
Projeto voltado para a divulgação científica por meio de programas de áudio, o IFFCast é realizado por estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, dentro da disciplina de Biologia.
Produção de podcasts no IFF Itaperuna

Alunos fazem gravação de podcast no estúdio do IFF Itaperuna

Transformar o conhecimento adquirido nas aulas de Biologia em podcasts voltados para a popularização da Ciência: esse foi o desafio proposto pelo professor Bruno Jardim a um grupo de cerca de cem alunos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, como forma de avaliação ao longo deste bimestre. Após dois meses de produção intensa dos estudantes, com direito a reuniões de pauta, pesquisas, elaboração de roteiros, gravação em estúdio e edição dos programas, o resultado já está no ar! Trata-se do IFFCast, um canal de aulas em áudio sobre temas variados da Biologia, cujo material começou a ser publicado no último domingo, 15 de dezembro, no serviço de streaming Spotify.

Serão publicados, ao todo, 17 programas sobre temas como Organismos Geneticamente Modificados, Origem da Vida, Apoptose Celular, Extinção em Massa e Método Científico. O projeto envolveu alunos das turmas de Química 2 e 3, Eletrotécnica 3 e Administração 2.

"Observei que os alunos eram usuários assíduos de podcasts, especialmente em temas como esportes e games, até pela facilidade de acesso, pois conseguem ouvir pelo celular. Então, pensei: por que não usar esse recurso para produzir e compartilhar conhecimento a partir das aulas de Biologia? Foi uma experiência muito positiva. Percebi neles um envolvimento grande com o trabalho, até porque, como sabiam que aquele material seria publicado e ficaria acessível ao público, eles tiveram um zelo muito maior na produção, fizeram pesquisas a fundo e participaram ativamente da construção dos podcasts", explica o professor Bruno Jardim.

Aluno do 3º ano de Química, Vilgner Dias, de 18 anos, ficou empolgado assim que soube da proposta de montar um podcast dentro da disciplina de Biologia. Ela conta ser fã de áudios sobre Ciências há algum tempo e aproveita para ouvi-los diariamente no ônibus, no trajeto entre sua casa e o IFF.

"Eu sempre ouço podcasts e, para mim, o mais interessante nesse trabalho foi vivenciar e saber como ocorre a produção nos bastidores, assumindo o papel de apresentador em vez de espectador. Foi uma experiência ótima, nos envolvemos muito no trabalho, pois a intenção era realmente fazer um bom programa para disponibilizarmos para o público. Além disso, foi uma maneira diferente de fixarmos o conteúdo, bem mais divertida do que simplesmente ficar estudando para a prova", afirma o estudante, que produziu um programa sobre a origem da vida com seus colegas de turma.

Os grupos de alunos puderam fazer suas gravações num pequeno estúdio instalado junto ao Cineteatro do IFF Itaperuna, utilizando equipamentos profissionais, como microfone próprio para estações de rádio. O espaço, que conta com revestimento acústico e computador para edição, receberá em breve uma filmadora e iluminação específica para facilitar a gravação também de videoaulas no campus.

Colega de turma de Vilgner, a estudante Emanuelle Gomes, de 17 anos, diz que os trabalhos que envolvem métodos diferenciados trazem uma motivação extra para os alunos.

"Ao longo desses três anos no IFF, produzimos vídeos, encenações teatrais e paródias de músicas, por exemplo, como parte das avaliações de diferentes disciplinas. São formas mais dinâmicas de aprendermos o conteúdo e que têm dado muito certo. Eu já tinha o hábito de ouvir podcasts. Poder fazer esse trabalho foi uma experiência muito boa para nós", conta a estudante.

De acordo com o professor Bruno Jardim, a ideia é ampliar a produção de podcasts para o ano que vem, integrando professores de outras disciplinas e projetos de extensão e de pesquisa em execução no campus, como o Jornal IFFolha. O IFFCast pode ser acessado AQUI.