CAMPUS ITAPERUNA

Esporte e Lazer

Alunos do IFF Itaperuna participam pela primeira vez dos Jogos das Instituições Federais

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 28/11/2022 16h18, última modificação 28/11/2022 16h22
Três estudantes do campus estão em São José do Rio Preto (SP), representando o Instituto na competição esportiva mais importante da Rede Federal.
Alunos do IFF Itaperuna no JIF

Ester, Camilly e Gabriel estão disputando os jogos de futsal

Os Jogos das Instituições Federais (JIF) 2022, competição esportiva mais importante da Rede Federal, começaram nesta segunda-feira, 28 de novembro, em São José do Rio Preto (SP), com cerca de dois mil alunos-atletas de todo o país. E para o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, esta estreia tem um gostinho ainda mais especial: é a primeira vez que estudantes do campus são convocados para representar o Instituto na competição.

Ester Rodrigues, do 1º ano do Curso Técnico em Administração, Camilly Vitória, do 2º ano também de Administração, e Gabriel Lannes, do 3º ano do Curso Técnico em Eletrotécnica, foram convocados para integrar a Seleção do IFF, compondo as equipes de futsal feminino e masculino, respectivamente. Ambos os times têm suas bases formadas por estudantes do Campus Macaé, que foram os vencedores deste ano nos Jogos Internos do Instituto (JINIFF) e garantiram, automaticamente, a participação na etapa nacional.

A convocação de Ester, Camilly e Gabriel se deu como reforço para as equipes, pelo destaque que tiveram durante o JINIFF. Para as meninas, a estreia já foi com vitória. O time de futsal feminino do IFF venceu por 1x0 a equipe do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), na manhã desta segunda-feira, abrindo o placar dos Jogos com o primeiro gol da competição.

"Nossos alunos estão representando todas os companheiros que treinaram e disputaram o JINIFF, assim como toda a comunidade escolar do IFF Itaperuna. Acreditamos e esperamos que a experiência que eles terão nesses dias, marque positivamente suas vidas e sirva como um estímulo à prática de atividade física competitiva e recreativa dos alunos em nosso campus. Não podemos deixar de agradecer a direção do IFF Itaperuna por não medir esforços para viabilizar a participação dos nossos alunos", ressaltou o professor de Educação Física do Campus Itaperuna, Rodrigo Martins.

Este ano, os Jogos têm como anfitrião o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com onze modalidades esportivas sendo disputadas em 13 centros esportivos de São José do Rio Preto, no interior do estado. É um retorno da competição após dois anos de pausa, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Professor do Campus Macaé, Marcelo Delatoura Barbosa está à frente da preparação dos times para a competição. Após muito treino nas últimas semanas, a equipe embarca nos próximos dias para São José do Rio Preto, em busca de vitórias e ainda mais experiência.

"Esse é um evento muito aguardado por nós e de fundamental importância para a formação plena dos nossos estudantes. A educação profissional é constituída por bases como trabalho, ciência, tecnologia e cultura. E eu ousaria acrescentar o esporte e o lazer também como bases, pois são dois elementos imprescindíveis na formação desses jovens", acrescenta Marcelo.

IFF tem 71 alunos em sua delegação

No JIF 2022, o Instituto Federal Fluminense terá, ao todo, 71 participantes - alunos entre 16 e 19 anos de idade - dos campi Bom Jesus, Campos Centro, Campos Guarus, Maricá, Macaé, Quissamã e Santo Antônio de Pádua, além de Itaperuna. Eles irão disputar dez modalidades: Atletismo (Masculino e Feminino), Basquete (Masculino), Handebol (Feminino), Judô (Masculino e Feminino), Natação (Masculino e Feminino), Tênis de mesa (Masculino e Feminino), Vôlei (Masculino), Xadrez (Masculino), Vôlei de praia (Masculino) e Futsal (Masculino e Feminino).

Os estudantes viajaram no sábado, dia 26 de novembro, acompanhados de 20 servidores. Chefe da delegação e técnico da equipe de basquete, o coordenador de Políticas Esportivas do IFF, Ricardo Reis, , aposta em um JIF de reencontro.

“Será uma oportunidade maravilhosa desses alunos vivenciarem através do esporte as culturas e costumes tão diferentes desse Brasil que irá marcar a vida de cada um para sempre”.