CAMPUS ITAPERUNA

Alunos produzem exposição sobre temática indígena em Itaperuna

por Comunicação Social campus Itaperuna publicado 29/03/2016 14h38, última modificação 29/03/2016 20h27
Projeto desenvolvido nas aulas de Artes das turmas de segundo ano do Integrado teve técnicas de serigrafia com gravuras indígenas
Projeto de Arte no campus Itaperuna

Alunos do segundo ano dos cursos Integrados do IFFluminense Itaperuna participam de trabalho de arte com temática indígena

Uma exposição diferente chamou a atenção de alunos e servidores do IFFluminense Itaperuna nesta terça-feira (29/03). Um varal com camisetas pintadas com símbolos da cultura indígena foi montado na área da cantina, num trabalho realizado pelo professor de Artes do campus, Marcelo Cucco, e alunos do segundo ano dos cursos técnicos integrados.

As camisetas foram estampadas com a técnica de serigrafia, a partir de moldes feitos pelos próprios alunos, com base nas aulas sobre arte e cultura de diferentes etnias indígenas, ministradas pelo professor neste semestre. De acordo com Marcelo Cucco, que também é coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Itaperuna, a atividade tem o objetivo de permitir aos alunos um maior contato com outras formas de se fazer arte e de se pensar o mundo.

"Os alunos aproveitaram muito esse trabalho. Pesquisaram as etnias e produziram o material. A exposição das camisas num varal foi uma sugestão deles próprios, como forma de criticar simbolicamente a precariedade das políticas públicas em relação à cultura indígena no Brasil. E esse foi um trabalho alinhado também à produção do Neabi, aqui no campus, que desde o ano passado vem fomentando uma série de discussões sobre essa temática", ressaltou o professor.

Comunicação Social campus Itaperuna

registrado em: , , ,