CAMPUS ITAPERUNA

Novas turmas

Campus Itaperuna tem 325 vagas disponíveis em Processo Seletivo para Cursos Técnicos do IFF

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 04/10/2021 17h17, última modificação 05/10/2021 09h34
As inscrições para cursos nas áreas de Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Química são gratuitas e poderão ser feitas de 5 de outubro a 22 de novembro.
900x600.jpg

O Instituto Federal Fluminense (IFF) divulgou os editais de seleções para ingresso em Cursos Técnicos de Nível Médio 2022 - 1º Semestre, nas modalidades Integrado, Concomitante, Subsequente e Proeja (Educação de Jovens e Adultos). As inscrições são gratuitas, ou seja, não há cobrança de taxa de inscrição, e devem ser realizadas no Portal de Inscrições, durante o período de 5 de outubro a 22 de novembro de 2021.

No Campus Itaperuna são 325 vagas nas áreas de Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Química distribuídas da seguinte forma:

• Cursos Técnicos Integrados em Administração, Eletrotécnica, Informática e Química

Requisito mínimo: Ensino Fundamental completo na data da matrícula
Nessa modalidade, os alunos cursam o Ensino Médio e a formação técnica de forma integrada no IFF.

• Cursos Técnicos Integrado em Eletrotécnica- Proeja (Educação de Jovens e Adultos)

Requisito mínimo: Ensino Fundamental completo na data da matrícula e idade a partir de 18 anos

• Cursos Técnicos Concomitantes em Eletrotécnica, Mecânica e Química

Requisito mínimo: Estar cursando, no mínimo, o 2º ano ou ter concluído o Ensino Médio na data da matrícula
Nessa modalidade, os alunos cursam apenas a formação técnica no IFF.

• Cursos Técnicos Subsequentes em Automação Industrial

Requisito mínimo: Ensino Médio Completo na data da matrícula
Nessa modalidade, os alunos cursam apenas a formação técnica no IFF.

Seleção em diversos campi

Em todo o IFF, a oferta é de 2.580 vagas para o 1º semestre letivo de 2022 em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Concomitantes e Subsequentes nos Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã, Santo Antônio de Pádua e Unidade de Formação de Cordeiro e nos Campi Avançados Cambuci, Maricá e São João da Barra. Os cursos são Mecânica, Eletromecânica, Edificações, Automação Industrial, Administração, Segurança do Trabalho, Informática, Meio Ambiente, Eletrônica, Química, Eletrotécnica, Farmácia, Enfermagem, Telecomunicações, Estrada, Cozinha, Hospedagem, Eventos, Agropecuária, Alimentos, Petróleo e Gás e Construção Naval.

Confira o Edital Nº 178/2021.

Saiba mais AQUI.

Vagas no Proeja

Já no processo seletivo para ingresso aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos – Proeja 2022 – 1º Semestre, estão sendo ofertadas 150 vagas, distribuídas entre os Campi Macaé, Itaperuna, Campos Centro e Campus Guarus para os candidatos que sejam maiores de 18 anos e tenham concluído o Ensino Fundamental ou possuam o certificado de conclusão do Ensino Fundamental com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas públicos de ensino. Os cursos são: Logística, Eletrônica, Meio Ambiente e Eletrotécnica.

Confira o Edital N° 179/2021.

Saiba mais AQUI.

Cronograma

As seleções dos candidatos serão realizadas por meio Sorteio Público Eletrônico, com a participação de, no mínimo, três servidores do IFF, designados pelo Pró-reitor de Ensino. Em virtude da pandemia de Covid-19 não haverá acompanhamento presencial de candidatos durante o sorteio.

Lista dos inscritos - Será divulgada no dia 24 de novembro, no Portal de Seleções. Essa listagem conterá uma coluna chamada “número para sorteio”, em que será dado um número para cada candidato. Esses números serão sorteados aleatoriamente, independentemente da quantidade de vagas disponíveis. O sorteio será transmitido no canal oficial do IFF no Youtube, o IFFTubedia 25 de novembro, às 11h, e será gravado e disponibilizado no Portal do IFF e no Portal de Seleções.

O software usado pelo IFF também é utilizado por outros Institutos Federais. Este programa sorteia aleatoriamente a ordem dos números por meio de algoritmos e cálculos matemáticos.

Transparência - Para fins de auditoria, é importante observar o campo “Semente xxxxxxxxxxxxx”, uma sequência de 13 números que garante a aleatoriedade do processo e permite, inclusive, a reprodução de determinado sorteio já feito, com resultado idêntico.

No dia 25 de novembro, após a realização do sorteio, serão divulgadas a lista oficial do sorteio e a “semente” utilizada. Após o sorteio, o resultado será processado de acordo com a ordem de classificação dos candidatos, respeitadas as vagas em que concorrem e a distribuição das vagas estabelecidas nos editais. O resultado final está previsto para o dia 07 de dezembro.

Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal de Seleções. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail candidato.itaperuna@iff.edu.br.