CAMPUS ITAPERUNA

APP

Conselho de Campus do IFF Itaperuna aprova plano para retorno gradual das aulas presenciais

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 05/11/2021 21h52, última modificação 05/11/2021 21h52
Os documentos seguem agora para o Conselho Superior do IFF e, caso aprovados em reunião no próximo dia 11, o campus poderá iniciar o retorno de aulas e demais atividades acadêmicas presenciais.

O Conselho de Campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) Itaperuna aprovou, nesta sexta-feira, dia 5 de novembro, o plano de retorno gradual seguro das atividades acadêmicas presenciais, com parecer favorável da Comissão Local de Biossegurança para acionamento da Fase 2. Atualmente, o IFF Itaperuna encontra-se na Fase 1, em que todas as atividades letivas ocorrem de forma não presencial.

Os documentos seguem agora para o Conselho Superior do IFF (Consup), com análise marcada para a próxima quinta-feira, 11 de novembro. Isso significa que, se houver a aprovação pelo Consup, o campus poderá iniciar o retorno gradual de aulas e demais atividades acadêmicas presenciais. Esse retorno, porém, será aos poucos. A prioridade estabelecida na Fase 2 é para atividades práticas em laboratório.

Entre os meses de novembro e dezembro de 2021, estão previstas atividades presenciais para os seguintes estudantes:

1. Turmas de 3º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica (IIIA e IIIB) que cursarão os componentes curriculares Acionamentos e Proteção de Motores Elétricos e Instalações Elétricas Prediais II;
  2. Turma de 1º ano do Curso Técnico Subsequente em Automação Industrial (Automação Industrial I) que cursará o componente curricular Instalações Elétricas Industriais;
  3. Turmas de 1º e 2º ano do Curso Técnico em Química, nas modalidades Concomitante e Integrado (Química Integrado I e II, Química Concomitante I e II), que cursarão os componentes Técnicas Básicas de Laboratório e Técnicas Básicas de Laboratório II;
  4. Turma do 6º período do Curso Superior de Licenciatura em Química que cursará o componente Física Geral III Experimental.
  5. Estudantes que durante o período das APNP receberam material impresso e necessitam ir ao campus utilizar o laboratório de informática para fins acadêmicos.
  6. Estudantes que participam dos seguintes projetos e que precisem ir ao campus para dar andamento em suas atividades (“Estratégias Sustentáveis na Síntese de Quinolinas”; “Potencial de produção de biogás a partir de resíduos agropecuários na região noroeste fluminense”; “Desenvolvimento de protótipo de digestor anaeróbico para o tratamento de resíduos da cafeicultura em pequenas propriedades rurais da região Noroeste Fluminense”; “Coordenação a metais como estratégia no planejamento de novos agentes antibacterianos”; “Otimização multivariada das variáveis da extração induzida por quebra de emulsão para posterior determinação da salinidade de petróleos brasileiros”; “Determinação de compostos nocivos à saúde em ambientes internos e externos da cidade de Itaperuna”; “Maleta de Ferramentas 4.0”; e “Desenvolvimento de painéis compósitos com resíduos de eucalipto e resina poliuretana à base de óleo de mamona”).

Comprovante de vacinação

Esse retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto obedecerá o Plano de Contingência Local — aprovado pelo Conselho de Campus nesta sexta-feira — e as resoluções nº 54/2021 e nº 58/2021, que estabelecem as normas e orientações do Instituto para o retorno gradual seguro.

Para o acesso às atividades presenciais será obrigatória a apresentação prévia pelos estudantes de documento constando o esquema vacinal completo ou parcial, conforme calendário de vacinação local contra a Covid-19, podendo ser: I - o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada; II - o certificado nacional de vacinação de covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão; III - eventuais documentos comprobatórios de vacinação que venham a ser instituídos pela autoridade pública competente; ou IV - laudo que ateste restrição médica à vacinação contra a Covid-19 e que está apto a participação nas atividades presenciais.

O estudante que não apresentar os documentos listados não poderá participar das atividades presenciais. É garantido ao estudante continuar matriculado nos componentes curriculares das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.

Reunião do Consup

A reunião do Conselho Superior do IFF para aprovação dos relatórios da fase 1 e início da fase 2 no Campus Itaperuna está marcada para a próxima quinta-feira, 11 de novembro, às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFF no YouTube, o IFFTube (https://www.youtube.com/ifftubeoficial), aberta para todos interessados em acompanhar a reunião.

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal Fluminense aprovou, em reunião extraordinária realizada na última sexta-feira, 29 de outubro, a Resolução n° 58/2021, que trata das Diretrizes para o retorno gradual e seguro às Atividades Pedagógicas Presenciais (APP), combinadas com Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) e a finalização dos calendários acadêmicos 2020 e 2021, em concordância com as fases de implementação das atividades acadêmicas e administrativas do IFF.

As APP combinadas com as APNP deverão se articular com as diretrizes APNP 2021, a Instrução Normativa do Calendário Acadêmico e com o Plano de Retorno às Atividades Presenciais Não Adaptáveis ao Modelo Remoto no IFF, sendo de responsabilidade de cada campus, por meio das equipes pedagógicas, docentes, coordenador de curso e Diretoria de Ensino, com participação de representação estudantil, a reorganização das atividades curriculares, considerando as necessidades e especificidades de cada curso e as condições e possibilidades de participação dos estudantes.

Todas as informações referentes ao retorno das atividades será divulgados nos canais oficiais comunicação do IFF.