CAMPUS ITAPERUNA

Pesquisa

Divulgada relação de trabalhos premiados com bolsas do CNPq e menções honrosas no 5º Coninf

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 05/11/2021 20h19, última modificação 10/11/2021 23h30
Coninf

A Comissão Organizadora do 5º Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf), do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, divulgou nesta sexta-feira, dia 5 de novembro, a relação de trabalhos contemplados com menções honrosas e bolsas do CNPq, entre os inscritos nas modalidades de "Comunicação Oral" e "Videopôster". Ao todo, o evento recebeu a inscrição de 99 trabalhos, nas categorias de Ensino Fundamental, Médio/Técnico, Superior e Pós-Graduação.

Menção Honrosa

Categoria Pós-Graduação
Comunicação Oral - "Clube de Leitura: promoção da literatura em tempos de pandemia" (Giselda Bandoli, Patrícia e Fabiana Castro)

Videopôster - "Estudo preliminar para instalação de geração distribuída por energia solar fotovoltaica na modalidade de autoconsumo remoto" (Luiz Fernando Rosa Mendes)

Videopôster - "Educação científica gamificada: Treinamento e Desenvolvimento (T&D) para educadores por meio da aprendizagem móvel" (Joelmir Vinhoza Canazaro, Murieu Batista, Vinicíus de Oliveira Barbosa)

Categoria Graduação
Comunicação Oral - Espacialização e caracterização das áreas verdes públicas urbanas do município de Itaperuna (Hévellyn Andrade e Filipe Garcia)

Videopôster - Schinus terebinthifolius Raddi como aditivo fitogênico em rações de animais e seus benefícios sobre a saúde animal (Istéfany Florido Mendes Lopes Daniela Barros de Oliveira)

Bolsas CNPq

Ensino Fundamental
1º lugar - "Ler com alegria" (Keite Naynara Castilho Maza e Daniela de Oliveira Souza)

Ensino Médio
1º lugar - "Popularização da Digestão Anaeróbica através das redes sociais" (Laís de Oliveira Castilho e Adriano Henrique Ferrarez)
2º lugar - "Como a pesquisa de mercado pode influenciar no marketing de uma pequena empresa do ramo alimentício?" (Ana Carolina Lanzoni Pinto e Raphael de Melo Veloso)
3º lugar - "Porque Deus me fez assim, dona de mim: igualdade de gênero e empoderamento de meninas" (Maria Fernanda Rodrigues de Souza e Josélia Rita da Silva)
4º lugar - "IFFolha Itaperuna: a produção de um jornal escolar digital" (Danieli Ferreira Corrêa e Fabiana Castro Carvalho de Barros)
5º lugar - "Marketing digital e os impactos da publicidade virtual na decisão de compra dos consumidores" (Stephany Gentil de Freitas e Raphael de Melo Veloso)
6º lugar - "A importância da logística no comércio virtual um estudo de casos no setor varejista" (Antônio José de Oliveira dos Santos e Raphael de Melo Veloso)
8º lugar - "Autopercepção da imagem corporal em adolescentes: o que as mídias sociais têm a ver com isso?" (Ludmila da Silva Saraiva e Cláudia Aleixo Alves)
9º lugar - "Liderança na gestão escolar: um estudo com diretores no Noroeste Fluminense" (Giseli Curty da Cunha Castilho e Josélia Rita da Silva)

Seguindo o regulamento do evento, foram concedidas bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para os melhores trabalhos apresentados por estudantes, além de bolsas de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP-A) para professores. Isso porque o 5º Coninf faz parte de um projeto contemplado por chamada do CNPq/MCTI voltado a feiras de ciências e mostras científicas, que visa apoiar ações que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país, como instrumentos de popularização da ciência.

Iniciação Científica Júnior (ICJ) - Até dez bolsas ICJ, no valor de R$ 100,00 mensais, por até 12 meses (fevereiro de 2022 a janeiro de 2023) para os melhores trabalhos apresentados por estudantes dos níveis Fundamental, Médio ou Técnico regularmente matriculados em escolas públicas (municipal, estadual ou federal), localizadas no município de Itaperuna.

Apoio Técnico em Extensão no País (ATP-A) - Bolsas ATP-A, no valor de R$ 550,00 mensais por seis meses (fevereiro a julho de 2022), para até cinco professores de ensino Fundamental, Médio e Técnico de alunos premiados com bolsa ICJ. O professor desenvolverá um projeto sob a orientação de pesquisadores do IFF Itaperuna.

Caso um ou mais trabalhos selecionados entre os dez melhores não atenda os requisitos do edital do CNPq/MCTI, as respectivas bolsas serão concedidas aos trabalhos que aguardam em lista de espera, nas colocações seguintes.

O vídeo do anúncio da premiação de trabalhos do 5º Coninf está disponível no IFFTube Campus Itaperuna e pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=KvGPp5KXj9Q.