CAMPUS ITAPERUNA

Oportunidade

IFF e Fundação Universitária de Itaperuna firmam acordo para oferta de estágio para estudantes

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 08/09/2022 18h02, última modificação 09/09/2022 14h07
A previsão é que o primeiro fruto da parceria seja a contratação de alunos de Educação Física da Funita para atuarem com os professores do IFF em atividades acadêmicas e eventos esportivos internos.
Reunião com a Funita no IFF Itaperuna

Em fevereiro, houve uma reunião entre os gestores no Campus Itaperuna. Foto: Arquivo

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna e a Fundação Universitária de Itaperuna (Funita) firmaram uma parceria que, em breve, deverá começar a beneficiar estudantes de ambas as instituições. Trata-se de um acordo para oferta de vagas de estágio, que vinha sendo construído desde fevereiro, durante uma visita da presidente da Funita, Viviane Bastos Machado, ao campus.

Segundo o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, as duas instituições têm planos de ampliar a parceria também no ensino, na pesquisa e na extensão.

"A Funita é uma respeitada instituição de ensino em nossa cidade e é um privilégio para o Campus Itaperuna conseguir formalizar essa parceria para oferta de estágio. A celebração desse primeiro convênio vem coroar um conjunto de conversas e interesses mútuos há muito tempo em discussão. Demos o primeiro passo no estreitamento formal de relações, desejando que, agora, outras ações possam ser iniciadas para o fortalecimento da atuação de ambas as instituições", ressaltou o diretor-geral.

A previsão é que o primeiro fruto da parceria seja a oferta de estágio para alunos de Educação Física da Funita no IFF Itaperuna. Eles atuarão junto com os professores do campus em atividades acadêmicas e eventos esportivos internos.

"O Convênio entre Funita e IFF não é um objeto de conexão que se limite às duas instituições, que seja importante apenas para elas. Essa parceria traz um reflexo social, que viabilizará maior interesse e oportunidade para os discentes das duas instituições, refletindo na comunidade em seu entorno. Nossa expectativa é que este seja apenas o começo de um trabalho conjunto em prol da comunidade acadêmica e extensionista, gerando oportunidade de conhecimento e de aprimoramento para nossos estudantes", disse a presidente da Funita.

A diretora de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis do IFF Itaperuna, Josane Alves Lessa, destacou ainda a importância da parcerias entre as duas instituições públicas no fortalecimento das oportunidades geradas para os estudantes.

"O estágio é um importante aliado na formação do estudante, que dá a ele a oportunidade de conhecer na prática como é trabalhar na área que ele escolheu e de se preparar melhor para o futuro profissional. A formalização do convênio entre a Funita e o IFF reforça que os direitos dos estagiários serão assegurados e ainda possibilita a aproximação do nosso campus com a Funita, que é uma instituição de ensino de tradição em Itaperuna, com mais de 30 anos de existência", afirmou a diretora.

Em fevereiro deste ano, a presidente da Funita fez uma visita ao Campus Itaperuna, onde foram iniciadas as conversas também para o estabelecimento de uma parceria, futuramente, com o objetivo de oferecer um curso de pós-graduação lato sensu em conjunto pelas duas instituições.