CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Editais de Ingresso

IFF Itaperuna abre vagas no Curso Técnico em Mecânica e no Curso Superior de Sistemas de Informação

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 14/07/2021 14h57, última modificação 27/07/2021 14h15
Seleção no Campus Itaperuna é para 50 vagas em turmas do 2º semestre de 2021. Em todo o IFF, há 944 vagas em cursos técnicos e de nível superior distribuídas por diversos campi.
Processo Seletivo e vestibular

O Instituto Federal Fluminense (IFF) divulgou os editais de seleções para ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos de Graduação 2021 - 2º Semestre. O Campus Itaperuna tem 50 vagas disponíveis, sendo 30 para o Curso Técnico Concomitante em Mecânica e 20 para o Curso Superior de Bacharelado em Sistemas de Informação, ambos no turno da noite.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 944 vagas em diversos cursos dos campi do IFF, para o 2° semestre letivo de 2021. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, online, de 14 de julho até as 22h do dia 02 de agosto de 2021

Devido à pandemia da Covid-19, as seleções continuarão com formas diferenciadas de ingresso – conforme ocorreu no Processo Seletivo e no Vestibular 2021 - 1° Semestre – aprovadas pelo Conselho Superior, órgão máximo do Instituto, conforme a Resolução N° 30/2021 A seleção e a classificação dos candidatos do Processo Seletivo para Cursos Técnicos serão realizadas por meio de um sorteio público eletrônico transmitido ao vivo pelo canal IFFTube. Já o Concurso Vestibular utilizará a nota dos últimos três anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso, cabendo ao candidato escolher o ano a ser considerado – 2018 ou 2019 ou 2020

Fale conosco - É possível entrar em contato com a Comissão de Processo Seletivo do Campus Itaperuna pelo e-mail candidato.itaperuna@iff.edu.br. Há ainda a possibilidade de envio de mensagem para o e-mail da Comissão Central do IFF, que é o atendimentoaocandidato@iff.edu.br. 


Cursos Técnicos de Nível Médio

O Curso Técnico Concomitante em Mecânica, do IFF Itaperuna, tem 30 vagas disponíveis nesta seleção. Para concorrer, é preciso ter concluído o Ensino Médio ou, no momento da matrícula, estar cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio ou de curso equivalente em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em todo o IFF, são ofertadas 575 vagas em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Concomitantes e Subsequentes, distribuídas pelo Campus Avançado São João da Barra e pelo Campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Quissamã. Os cursos são: Hospedagem, Edificações, Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecânica, Informática, Química, Estradas, Telecomunicações, Segurança do Trabalho e Farmácia, conforme estabelecido no Edital Nº 123/2021.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas AQUI. É necessário ter CPF, documento oficial de identificação com foto próprio e e-mail atualizado. É fundamental que os candidatos tenham os seus dados cadastrados no portal de inscrições atualizados, tais como e-mail, telefone, endereço, entre outros, pois eles serão utilizados para comunicação com o candidato. Para aqueles que precisarem atualizar, o sistema permite a alteração.

Cada candidato inscrito no Processo Seletivo para Cursos Técnicos receberá um número para sorteio, cuja listagem será divulgada no dia 04 de agosto, no Portal de Seleções.

seleção e a classificação dos candidatos serão realizadas por meio de um sorteio público eletrônico, auditado e transparente, transmitido ao vivo pelo canal IFFTube, no dia 05 de agosto, às 11h. Esses números serão sorteados aleatoriamente, independentemente da quantidade de vagas disponíveis. A classificação dos candidatos será feita de acordo com a ordem do sorteio e, após sua realização, o sistema de resultados fará a classificação final de acordo com o curso, turno e cota a que concorrem.

O resultado final está previsto para o dia 10 de agosto. Os aprovados devem observar as datas para realização da matrícula, de acordo com o campus ofertante do curso para o qual foi aprovado. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

Cursos de Graduação

No Campus Itaperuna, são 20 vagas para o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio.

Em todo o IFF são ofertadas 369 vagas para Graduação – Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia – dos Campi Bom Jesus do Itabapoana, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé, nos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação, Ciências da Natureza (Ciências e Biologia, Ciências e Física ou Ciências e Química), Geografia, Letras - Português e Literaturas, Teatro, Música, Educação Física e Matemática, conforme estabelecido no Edital Nº 124/2021.

O Concurso Vestibular para Ingresso nos Cursos de Graduação 2021 – 2º Semestre é destinado aos portadores de Certificados de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2º grau) ou de curso equivalente. O candidato deve ter participado de uma das edições do Enem de 2018 ou 2019 ou 2020, já que escolherá, no momento da inscrição, uma delas para ter a nota considerada para o processo de seleção.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas AQUI. É necessário ter CPF, documento oficial de identificação com foto próprio e e-mail atualizado. Além disso, será necessário informar o número de inscrição do Enem. Atenção: não informar nenhum dado de terceiros, sob risco de ser eliminado do processo.

No dia 04 de agosto será divulgada no Portal de Seleções a lista de inscritos no Concurso Vestibular. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 10 de agosto. A relação de candidatos selecionados em cada curso será publicada em ordem de classificação, respeitadas as devidas reservas de vagas. A classificação final será por meio da média aritmética das notas obtidas nas áreas de Linguagem e Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação do Enem, de acordo com o ano escolhido pelo candidato, considerando a ordem decrescente do total de pontos obtidos.

Os aprovados devem observar as datas para realização da matrícula, de acordo com o campus ofertante do curso para o qual foi aprovado. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

Ambos os editais trazem, no Anexo III, recomendações para realização da inscrição, com um passo a passo explicativo para auxiliar o candidato.

 Distanciamento social

Os editais também deixam claro que, considerando a situação de emergência em saúde ocasionada pela pandemia da Covid-19, não haverá atendimento presencial. Portanto, qualquer atendimento aos candidatos será realizado por meios eletrônicos de comunicação.

Excepcionalmente, e enquanto perdurar a emergência em saúde pública ocasionada pela pandemia da Covid-19, as aulas ocorrerão através de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) com a utilização de equipamentos digitais como celulares, tablets ou computadores e internet.

 

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.