CAMPUS ITAPERUNA

Investimento

IFF Itaperuna dá início a implantação de novo laboratório para os cursos de Mecânica e Química

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 06/08/2021 13h47, última modificação 06/08/2021 13h48
Laboratório de Materiais funcionará no Parque Acadêmico Industrial e será equipado com recursos obtidos por meio de uma emenda parlamentar.
Parque Acadêmico Industrial do IFF Itaperuna

Os novos laboratórios estão sendo instalados no Parque Acadêmico Industrial

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna ganhará um novo espaço de aprendizagem para reforçar ainda mais a formação prática em seus cursos nas áreas de Mecânica e Química. Trata-se do Laboratório de Materiais, que será implantado no Parque Acadêmico Industrial do campus, com previsão de começar a funcionar até o fim do 1º semestre de 2022.

De acordo com o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro, o laboratório contará com equipamentos como microscópios metalográficos, durômetro, fornos de altas temperaturas e banho ultrassônico, entre outros, que são voltados a dois eixos de funcionamento: Tratamentos Térmicos e Metalografia. A previsão é que, futuramente, também sejam incorporados equipamentos para o eixo de Ensaios Mecânicos dos Materiais.

"Com a implementação desse novo espaço de aprendizagem, estudantes dos cursos Técnicos em Mecânica e Química, além da Licenciatura em Química terão suas aulas práticas fortalecidas e novas possibilidades para projetos de iniciação científica e pesquisa", ressalta o diretor-geral.

Para o coordenador do Curso Técnico em Mecânica, Juvenil Júnior, o novo laboratório será mais um diferencial na formação dos alunos para o mercado de trabalho.

"Esse laboratório já fazia parte do projeto inicial do Parque Acadêmico Industrial e, agora, com esses recursos poderemos dar início à implantação. Nele, alunos, professores e pesquisadores passarão a ter a oportunidade de fazer análises metalográficas, verificando sua microestrutura e a relação com suas propriedades. Também será possível realizar tratamentos térmicos, com o uso de fornos de altas temperaturas e resfriamento controlado, para demonstrar as mudanças nas propriedades dos principais aços utilizados na indústria", explica o coordenador.

Serão investidos na compra dos equipamentos do novo Laboratório de Materiais recursos extraorçamentários de R$ 150 mil, obtidos pela Reitoria do Instituto por meio de emenda parlamentar. A aquisição será em pregão eletrônico, e o processo de compra está em sua fase inicial no setor responsável.

IF Maker no Campus Itaperuna

Outro projeto em fase mais avançada de implantação no Parque Acadêmico Industrial do Campus Itaperuna é o IF Maker, um tipo de laboratório de prototipagem voltado à adoção de metodologias mais ativas e uso de processos de inovação, em que o estudante aprende fazendo na prática. Estão sendo investidos nesse espaço R$ 103 mil, também obtidos por emenda parlamentar.

Entre os equipamentos que farão parte do IF Maker estão canetas, scanner e impressoras 3D, notebooks, kits de ferramentas e de robótica (Arduíno e Lego), CNC Laser e projetor multimídia. Segundo o diretor de Administração e Infraestrutura do IFF Itaperuna, Leandro Arêas, a maior parte dos itens já foi entregue pelos fornecedores, e a previsão é que o espaço possa estar pronto para entrar em funcionamento no 1º semestre de 2022, após a adaptação do espaço onde ficará o laboratório.

Além do Campus Itaperuna, projetos de IF Maker também estão sendo implantados no Polo de Inovação e nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Campos Guarus, Macaé, Cabo Frio, Campos Centro, São João da Barra e Quissamã, sendo três deles com recursos de um edital do Ministério da Educação e os demais a partir de um esforço institucional de buscar recursos extraorçamentários de emendas parlamentares para trazer, para um maior número possível de campi, essa cultura maker de estimular o espírito de criação e inovação nos estudantes, integrando novas tecnologias e a sala de aula.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.