CAMPUS ITAPERUNA

Assistência Estudantil

IFF Itaperuna divulga orientações para uso de transporte gratuito pelos alunos ingressantes em 2022

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 18/04/2022 13h33, última modificação 26/04/2022 10h44
Os estudantes que residem em Itaperuna podem fazer a solicitação presencialmente no NAE, enquanto os que são do Estado do Rio, mas residem fora de Itaperuna, devem fazer o pedido por e-mail.
Transporte gratuito de alunos do IFF Itaperuna

As carteirinhas são usadas para o transporte gratuito no deslocamento entre o IFF e a residência de alunos moradores de Itaperuna. Foto de 07/07/2016

O Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna divulgou as orientações específicas para os alunos que vão ingressar no Instituto neste ano letivo de 2022, a partir de 2 de maio, e precisam do acesso ao transporte gratuito para o deslocamento residência x IFF.

Para o transporte urbano (estudantes residentes de Itaperuna), as solicitações já estão sendo recebidas presencialmente no NAE, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para aqueles que residem dentro do Estado do Rio, mas fora de Itaperuna, e utilizarão o transporte intermunicipal, os pedidos, por enquanto, são recebidos por e-mail.

Estudantes que moram em Itaperuna

Os estudantes que residem em Itaperuna podem utilizar a carteirinha de transporte escolar gratuito para acesso aos ônibus da Viação Santa Lúcia. O pedido é feito no NAE, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, por meio do preenchimento da ficha de solicitação e entrega de uma foto 3x4, das fotocópias da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência atualizado (de até dois meses, podendo ser conta de luz ou de água).

No caso de o aluno residir com terceiro (ou seja, comprovante de residência que não esteja em seu próprio nome ou de seus pais), devem ser anexados também a declaração de residência preenchida e assinada por terceiros (declarante), a fotocópia do documento de identificação oficial com foto do declarante e a fotocópia do comprovante de residência do declarante (de até dois meses, podendo ser conta de luz ou de água).

ACESSE AQUI O REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DA CARTEIRINHA DE TRANSPORTE (SANTA LUCIA)

ACESSE AQUI O MODELO DE DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA CARTEIRINHA DE TRANSPORTE  (SANTA LUCIA)

Estudantes que moram fora de Itaperuna

Os estudantes dos cursos técnicos do IFF Itaperuna que residem em outros municípios do Estado do Rio, exceto Itaperuna, podem utilizar o transporte gratuito pela Viação Brasil ou outras empresas de transporte intermunicipal dentro do Estado do Rio, no deslocamento residência x IFF.

A solicitações pelos novos alunos deve ser feitas, até 29 de abril, enviando a documentação para o e-mail transporte.nae.itaperuna@iff.edu.br, informando no assunto "Solicitação de declaração para transporte intermunicipal". A partir de 2 de maio, as solicitações poderão ser feitas apenas presencialmente, no NAE.

Para quem ainda não fez a solicitação da declaração, o NAE divulgou o seguinte passo a passo:

Com a Lei Estadual nº 7830/2018, do estado do Rio de Janeiro, os estudantes do ensino básico da rede federal (integrado, concomitante e subsequente) que residem em outros municípios do estado, que não Itaperuna, passaram a ter direito ao transporte intermunicipal com o objetivo de deslocamento residência x instituição de ensino.

Para usufruir desse direito, o estudante deverá portar a declaração de matrícula e estar devidamente uniformizado.

Documentação necessária para emissão da declaração de matrícula:

1) solicitação de declaração para transporte intermunicipal preenchida e assinada;
2) cópia de CPF;
3) cópia de documento de identificação oficial com foto (exemplos: RG, CNH, identidades expedidas pelas Forças Armadas);
4) cópia do comprovante de residência: conta de luz ou conta de água de no máximo 2 meses ou contrato vigente de aluguel.

Caso o estudante tenha seu comprovante de residência em nome de terceiro (ou seja, que não esteja em seu próprio nome ou de seus pais), devem ser apresentados também:

1) a declaração de residência preenchida e assinada por terceiro (declarante);
2) documento de identificação oficial com foto do declarante;
3) cópia do comprovante de residência do declarante de até 2 meses

Os documentos devem ser enviados para o e-mail: transporte.nae.itaperuna@iff.edu.br
Assunto: solicitação de declaração para transporte intermunicipal

ACESSE AQUI O REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DA DECLARAÇÃO PARA TRANSPORTE INTERMUNICIPAL