CAMPUS ITAPERUNA

Ensino

IFF Itaperuna inscreve alunos para aulas online de reforço escolar e preparatórias para o Enem

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 02/06/2020 09h56, última modificação 19/06/2020 17h48
Projetos TmJ Linguagens, 40ENEM e Ciências & Humanas & Sociais terão videoaulas e resoluções de exercícios feitas ao vivo por professores do campus.
Projetos de ensino do IFF Itaperuna

As atividades dos três projetos de ensino serão online. Imagem: freepik.com

A Direção de Ensino do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna está inscrevendo alunos dos cursos técnicos (Integrado, Concomitante e Proeja) interessados em participar de aulas de reforço, em decorrência do período de suspensão do calendário acadêmico devido à pandemia da Covid-19. Os projetos TmJ Linguagens, 40ENEM e Ciências & Humanas & Sociais serão oferecidos por meio da plataforma EAD IFFluminense, com videoaulas e resoluções de exercícios feitas ao vivo por professores do campus, entre outras ações.

É preciso preencher a ficha disponível no site https://forms.gle/xDvBdDYUq5pnMfAx8. A previsão é que as atividades tenham início na sexta-feira, dia 5 de junho, com uma aula inaugural com a professora Thaís Reis de Assis, sobre o tema: "ENEM, Estudos e Quarentena: dicas de rotina e técnicas de estudo".

Segundo o diretor de Ensino do IFF Itaperuna, João Felipe Borges, os projetos TmJ Linguagens, 40ENEM e Ciências & Humanas & Sociais nasceram de um trabalho conjunto entre os coordenadores de área e professores de diferentes disciplinas.

"Diante do cenário atual, em que todos somos impactados pela pandemia e pelo isolamento social, apoiar nossos alunos, pessoal e profissionalmente, é medida fundamental. Através de atividades remotas, multiseriadas e multicursos, pretendemos, além de manter os estudantes ativos e minimizar a pressão implicada pela situação, promover momentos de encontro e integração: não só entre as diferentes disciplinas, mas também entre nós, professores, e os alunos de diferentes séries e cursos", explica o diretor.

Desenvolvido pelos professores de Redação, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Artes e Educação Física, o projeto TmJ Linguagens busca oferecer reforço escolar relacionado à interpretação textual e produção de textos, além de oferecer treinamento para aqueles que realizarão o ENEM em 2020. Os alunos contarão ainda com um encontro virtual toda quinta-feira, às 16h30. Serão três módulos, com duração de oito semanas:

Módulo 1: Redação - As cinco competências do texto dissertativo-argumentativo do ENEM (40h). Duração: 4 semanas.
Módulo 2: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Parte 1) - Os 8 temas da prova de Linguagens (40h). Duração: 3 semanas.
Módulo 3: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Parte 2) - Língua Inglesa (10h)/Língua Espanhola (10h). Duração: 1 semana.

O projeto 40ENEM está sob coordenação de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática, com o intuito de preparar os alunos para o ENEM 2020 nas disciplinas de Biologia, Física, Química e Matemática. É constituído por um módulo com duração de 5 semanas de estudos, sendo uma semana destinada a cada disciplina e uma semana para a realização de um simulado online. Os alunos contarão com dois encontros virtuais (lives) com os professores das referidas disciplinas para tirarem as dúvidas e acompanharem a resolução dos exercícios.
Esses encontros acontecerão às terças e sextas, às 16h30, de acordo com o cronograma:

Semana 1 - Biologia, com lives nos dias 09 e 12/06
Semana 2 - Matemática, com lives nos dias 16 e 19/06
Semana 3 - Física, com lives nos dias 23 e 26/06
Semana 4 - Química, com lives nos dias 30/06 e 03/07
Semana 5 - Simulado

Os professores das disciplinas de Geografia, História e Sociologia, por sua vez, estão organizando as atividades do projeto Ciências & Humanas & Sociais, cujo objetivo é trabalhar temáticas da atualidade sob a perspectiva das Ciências Humanas e Sociais. A sala será organizada a partir de temáticas, sendo a primeira: "Cidadania, Neoliberalismo e Saúde Pública". Adicionalmente, serão trabalhados materiais suplementares de treinamento para o ENEM na seção "Ciências Humanas no ENEM. O projeto é constituído por um módulo com cinco semanas de duração e contará com encontros virtuais ocasionais junto à área de Linguagens.

Devido à pandemia de Covid-19, o IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 98810-7097 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.