CAMPUS ITAPERUNA

Assistência Estudantil

IFF Itaperuna inscreve para Auxílio Transporte Emergencial estudantes que terão aulas presenciais

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 05/11/2021 22h15, última modificação 07/11/2021 10h35
Prazo para preenchimento do formulário vai até 10 de novembro e para se candidatar é preciso ser de uma das turmas com atividades presenciais programadas nos meses de novembro e dezembro no campus.
Auxílio Transporte

Estão abertas, até a próxima quarta-feira, dia 10 de novembro, as inscrições para o processo seletivo de concessão de Auxílio Transporte Emergencial para estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna que, nos meses de novembro e dezembro de 2021, tenham necessidade de custear despesas de locomoção para comparecer a aulas práticas presenciais no campus.

Podem se cadastrar alunos regularmente matriculados no período letivo 2021.2, dos seguintes cursos e turmas/ períodos:

1. Turmas de 3º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica (IIIA e IIIB) que cursarão os componentes curriculares Acionamentos e Proteção de Motores Elétricos e Instalações Elétricas Prediais II;
  2. Turma de 1º ano do Curso Técnico Subsequente em Automação Industrial (Automação Industrial I) que cursará o componente curricular Instalações Elétricas Industriais;
  3. Turmas de 1º e 2º ano do Curso Técnico em Química, nas modalidades Concomitante e Integrado (Química Integrado I e II, Química Concomitante I e II), que cursarão os componentes Técnicas Básicas de Laboratório e Técnicas Básicas de Laboratório II;
  4. Turma do 6º período do Curso Superior de Licenciatura em Química que cursará o componente Física Geral III Experimental.
  5. Estudantes que durante o período das APNP receberam material impresso e necessitam ir ao campus utilizar o laboratório de informática para fins acadêmicos.
  6. Estudantes que participam dos seguintes projetos e que precisem ir ao campus para dar andamento em suas atividades (“Estratégias Sustentáveis na Síntese de Quinolinas”; “Potencial de produção de biogás a partir de resíduos agropecuários na região noroeste fluminense”; “Desenvolvimento de protótipo de digestor anaeróbico para o tratamento de resíduos da cafeicultura em pequenas propriedades rurais da região Noroeste Fluminense”; “Coordenação a metais como estratégia no planejamento de novos agentes antibacterianos”; “Otimização multivariada das variáveis da extração induzida por quebra de emulsão para posterior determinação da salinidade de petróleos brasileiros”; “Determinação de compostos nocivos à saúde em ambientes internos e externos da cidade de Itaperuna”; “Maleta de Ferramentas 4.0”; e “Desenvolvimento de painéis compósitos com resíduos de eucalipto e resina poliuretana à base de óleo de mamona”).

Inscrições

Os estudantes e/ou seus responsáveis deverão preencher o formulário de solicitação do Auxílio Transporte Emergencial até as 23h59 do dia 10 de novembro, pelo link https://forms.gle/nYPEzDggQDrR4Jeq7. O Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) poderá solicitar documentos comprobatórios das informações prestadas na inscrição. Sendo assim, é fundamental informar telefone e/ou e-mail atualizados.

O EDITAL da seleção, com todas as informações está disponível AQUI.

Os valores do auxílio variam de acordo com a distância entre a residência do estudante e o campus:

1. R$ 40,00 para estudantes residentes no município de Itaperuna ou estudantes que vêm até a cidade com o passe gratuito e precisam se deslocar até o campus (exceto estudantes residentes no distrito de Raposo- RJ);
  2. R$ 150,00 para estudantes residentes no distrito de Raposo e estudantes residentes fora do município de Itaperuna;
  3. Os estudantes residentes em municípios mais afastados, cujo valor diário da passagem ultrapassa o valor de R$ 18,00 (dezoito reais), receberão o auxílio transporte emergencial equivalente ao seu custo diário.

A previsão é que o resultado seja divulgado em 16 de novembro, pelo site www.selecoes.iff.edu.br.

Aulas presenciais

O Conselho de Campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) Itaperuna aprovou, nesta sexta-feira, dia 5 de novembro, o plano de retorno gradual seguro das atividades acadêmicas presenciais, com parecer favorável da Comissão Local de Biossegurança para acionamento da Fase 2. Atualmente, o IFF Itaperuna encontra-se na Fase 1, em que todas as atividades letivas ocorrem de forma não presencial.

Os documentos seguem agora para o Conselho Superior do IFF (Consup), com análise marcada para a próxima quinta-feira, 11 de novembro. Isso significa que, se houver a aprovação pelo Consup, o campus poderá iniciar o retorno gradual de aulas e demais atividades acadêmicas presenciais. Esse retorno, porém, será aos poucos. A prioridade estabelecida na Fase 2 é para atividades práticas em laboratório.

A reunião do Conselho Superior do IFF para aprovação dos relatórios da fase 1 e início da fase 2 no Campus Itaperuna está marcada para a próxima quinta-feira, 11 de novembro, às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFF no YouTube, o IFFTube (https://www.youtube.com/ifftubeoficial), aberta para todos interessados em acompanhar a reunião.

Saiba mais sobre o retorno gradativo seguro das atividades presenciais no IFF Itaperuna AQUI.