CAMPUS ITAPERUNA

Iniciação

IFF Itaperuna inscreve para bolsas em 19 projetos de Pesquisa, Extensão, Cultura e Diversidade

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 28/06/2018 16h01, última modificação 29/06/2018 11h22
Alunos de Cursos Técnicos e de Nível Superior do campus podem se cadastrar, até 8 de julho, para concorrer às vagas
Extensão

Estão abertas, até 8 de julho de 2018, as inscrições para as bolsas em projetos de Pesquisa, Extensão, Cultura e Diversidade, desenvolvidos por servidores do Instituto Federal Fluminense. No Campus Itaperuna, há 19 projetos selecionando alunos de Cursos Técnicos e do Curso Superior de Sistemas de Informação. Os interessados devem se cadastrar pelo endereço eletrônico www.sisep.iff.edu.br.

Os projetos de Pesquisa e Extensão são regidos pelo edital Nº 51/2018. Cada estudante poderá se inscrever em até dois projetos dessa modalidade. Nos projetos de Cultura e Diversidade, que são regidos pelo edital Nº 81/2018 e incluem o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (Neabi), o Núcleo de Gênero (NuGen) e o Centro de Memória, por exemplo, cada estudante também poderá se inscrever em até duas opções.

A seleção ocorrerá de 9 a 25 de julho, com o resultado divulgado em 31 de julho. O início das atividades dos projetos está previsto para 1º de agosto de 2018. Os valores das bolsas a serem concedidas variam de R$ 100 a R$ 400. Há bolsas específicas para alunos dos Cursos Técnicos e outras para os do Superior. É preciso ficar atento a modalidade oferecida em cada projeto antes de fazer a inscrição. Os tipos de bolsa são:

Pibic - Iniciação Científica: Apenas para alunos de cursos superiores (20 horas semanais)

Pibiti - Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: Apenas para alunos de cursos superiores (20 horas semanais)

Iniciação Científica, com fomento do CNPq (ICJ): Apenas alunos de nível médio/técnico (8 horas semanais)

Extensão 12 horas: Apenas alunos de Cursos Técnicos (12 horas semanais)

Extensão 20 horas: Apenas alunos de Cursos Superiores (20 horas semanais)

De acordo com Pedro Castelo Branco, diretor de Pesquisa e Extensão Tecnológica do IFF, ser bolsista é uma experiência importante. “Enriquece a formação do estudante, complementa a formação em sala de aula e possibilita que ele agregue novos saberes”, destaca.

Os projetos disponíveis para alunos do IFFluminense Itaperuna são os seguintes:

PROJETOS CONTEMPLADOS NO EDITAL Nº 51 - PESQUISA E EXTENSÃO

Por uma análise do discurso da profissão docente
Coordenadora: Alcione Gonçalves Campos
Vagas: 1 (PIBIC)

Jornal IFFolha Itaperuna
Coordenadora: Fabiana Castro Carvalho de Barros
Vagas: 1 (Extensão -12 horas)

Viabilidade de utilização do Raspberry Pi como ferramenta de trabalho em substituição aos computadores tradicionais
Coordenador: Guilherme Godoy de Oliveira
Vagas: 2 (Iniciação Científica Júnior/CNPq)

Análise físico-química do solo da região do Noroeste Fluminense: avaliação da qualidade e proposta de recuperação
Coordenadora: Juliana Baptista Simões
Vagas: 1 (Iniciação Científica Júnior/CNPq)

Plataforma Inteligente de auxílio aos estudos de disciplinas teóricas
Coordenador: Leandro da Silva Foly
Vagas: 1 (PIBITI)

Batucatu
Coordenador: Marcelo Pereira Cucco
Vagas: 1 (Extensão - 12 horas)

ELO - Estimulando Links de Oportunidades: uma rede social de colaboração em favor do desenvolvimento local Deferido
Coordenadora: Michelle Maria Freitas Neto
Vagas: 1 (Extensão - 20 horas)

Alugando um imóvel na Internet: Como facilitar a vida do usuário em escolhas baseadas em requisitos de confiabilidade e reputação
Coordenador: Orlando Pereira Afonso Junior
Vagas: 1 (PIBIC) e 1 (Iniciação Científica Júnior/CNPq)

Sistema de Controle de Acesso por RFID
Coordenador: Pedro Henrique Castello Branco Dágola
Vagas: 1 (PIBITI) e 1 (Iniciação Científica Júnior/CNPq)

Aterramento em Cercas Elétricas: uma análise de seus efeitos e sua eficácia
Coordenador: Ricardo Leite de Freitas
Vagas: 2 (Iniciação Científica Júnior/CNPq)

Desenvolvimento de central de alarme de baixo custo utilizando microcontrolador
Coordenador: Ricardo Leite de Freitas
Vagas: 1 (PIBITI) e 1 (Iniciação Científica Júnior/CNPq)

Multiplicadores da consciência ambiental
Coordenador: Roberto da Silva Lanes Filho
Vagas: bolsista voluntário

Monitoramento da composição corporal e orientação de hábitos saudáveis direcionados aos alunos do IFF campus Itaperuna
Coordenador: Salomão Brandi da Silva

Biologia no Cotidiano
Coordenador: Alex Garcia Marca

Parada Musical: Quem canta seus males espanta
Coordenador: Alberto Henrique Lisboa da Silva

PROJETOS CONTEMPLADOS NO EDITAL Nº 85 - CULTURA E DIVERSIDADE

Neabi - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígeneas
Coordenador: Marcelo Cucco

CineClube: Sessão Diversidade e Engajamento
Coordenadora: Fernanda Pacheco da Silva Huguenin
Vagas: 2 (Extensão - 12 horas)

ReContar uma história de luta: digitalização e organização dos arquivos do Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna
Coordenador: Fabio Gustavo Viana Siqueira

Arte em Cena
Coordenadora: Gleiciane Lage Soares Poubel
Vagas: 2 (Extensão ArtCult - 12 horas)

* De acordo com a Diretoria de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis do IFF Itaperuna, alguns projetos aprovados podem não aparecer no Sisep, pois são projetos já em andamento, que foram renovados e poderão manter seus atuais bolsistas, sem necessidade de fazer nova seleção.