CAMPUS ITAPERUNA

IFF Itaperuna promove sua 1º Mostra de Literatura Indígena de 2 a 12 de agosto

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 26/07/2022 10h46, última modificação 26/07/2022 10h46
Evento reunirá uma série de atividades abertas ao público, como rodas de conversas, sarau, palestras, Clube de Leitura, apresentação de documentários e exposição de trabalhos.
Mostra de Literatura Indígena do IFF Itaperuna

A Mostra de Literatura Indígena do IFF Itaperuna acontecerá em agosto

Entre os dias 2 e 12 de agosto, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna receberá a 1º Mostra de Literatura Indígena: Uni-Versos de Palvras dos Povos Originários, evento promovido pela Academia de Letras do IFF Itaperuna, em parceria com o projeto Literature-se. Ao longo dos seis dias de atividades, alunos, servidores e visitantes terão a oportunidade de participar de rodas de conversas, sarau, palestras, leituras no Clube de Leitura Literature-se, apresentação de documentários e apresentações musicais, além da exposição de trabalhos.

O evento será híbrido, com a maior parte das atividades ocorrendo presencialmente no Campus Itaperuna, exceto a palestra, que será realizada de forma online. De acordo com a organização, a Mostra pretende apresentar autoras e autores indígenas e suas obras, destacando a importância de se atravessar os muros da História Oficial ao apresentar vozes e uma cosmovisão secularmente silenciadas: a voz dos povos originários.

"Historicamente a cultura e lutas dos povos originários são marcadas por invisibilidades, o que faz gerar uma imagem de inferioridade e passividade desses povos. Há que se reconhecer, portanto, o lugar do indígena na História como sujeito produtor de Ciência, de Arte, de Literatura. É também importante destacar que a palavra é um elemento sagrado para os originários de nossa terra: é através dela que se luta contra o apagamento e a negação de suas tradições, saberes e cultura", destaca a presidente da Academia de Letras do IFF Itaperuna e coordenadora do projeto Literature-se, a professora Giselda Bandoli.

Programação e inscrições nas atividades

A programação completa da Mostra de Literatura Indígena e as inscrições estão disponíveis no site https://eventos.iff.edu.br/mostradeliteraturaindigena.

Para a palestra online "Literaturas Indígenas: diálogos pindorâmicos", no dia 4 de agosto, com a professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Divinópolis Fernanda Vieira Sant'Anna é preciso, além de fazer o cadastro geral no evento, se inscrever na atividade, clicando no botão "+Participar", ao lado da descrição da palestra, no quadro da programação disponível no site do evento. O mesmo vale para os encontros do Clube de Leitura, no dia 10 de agosto.