CAMPUS ITAPERUNA

Semana da Tecnologia

IFF Itaperuna realiza a 4ª Tecnoweek, com oficinas sobre uso de tecnologias digitais em sala de aula

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 09/05/2018 19h18, última modificação 09/05/2018 19h18
São 25 atrações programadas para alunos das turmas de primeiro ano dos cursos ofertados no IFFluminense Itaperuna, além de estudantes e professores das redes municipal e estadual
Tecnoweek

O evento reúne alunos dos níveis fundamental, médio e superior

A partir desta segunda-feira (14/05), o IFFluminense Itaperuna realizará a 4ª edição da TecnoWeek, evento voltado para a oferta de oficinas práticas e debates sobre temas relacionados ao uso da tecnologia na educação. Todas as atividades acontecerão na Tecnoteca, uma sala de aula equipada com uma série de dispositivos digitais, como tablets, projetor interativo e mesa digitalizadora.

Este ano, são 25 atrações programadas, entre oficinas, mesa-redonda e competições, nos turnos da manhã, tarde e noite. As atividades são direcionadas principalmente a alunos das turmas de primeiro ano dos cursos ofertados no IFFluminense Itaperuna, além de estudantes e professores das redes municipal e estadual.

A programação segue até sexta-feira (18/05) e inclui oficinas como "Google Cardboard: um óculos de realidade virtual de baixo custo para uso em sala de aula", "Mundo em 3D: demonstrações práticas de uso de tecnologias digitais na escola", "Novas tecnologias em sala de aula para alunos do Ensino Fundamental", "Uma viagem pelo corpo humano usando aplicativos educacionais", "Aprender Inglês: a lógica por trás da língua", "Uso de aplicativos e recursos digitais no processo de ensino e aprendizagem" e "O celular como ferramenta para calcular o gasto com a luz". Todas as vagas são direcionadas a escolas públicas da região e turmas do IFFluminense.

Entre as atividades ofertadas ao longo da semana está uma gincana para alunos do primeiro ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFFluminense Itaperuna, com o uso de recursos digitais disponíveis na Tecnoteca, como tablets, lousa digital, projetor interativo, TV 3D e óculos de realidade virtual. Os participantes deverão responder questões que exijam conhecimentos relacionados a disciplinas do Ensino Médio, com o auxílio de recursos tecnológicos voltados para o contexto escolar.

Outro destaque da programação será a mesa-redonda "Tecnologias digitais e metodologias ativas: novos desafios em sala de aula", voltada para professores, que acontecerá na quarta-feira (16/05), às 15h30min. Já na terça-feira (15/05), às 15h30min, haverá a exibição do documentário "Todo mundo vai saber", dentro do projeto CineClube: Sessão Diversidade, do Núcleo de Gênero (NuGen), do IFFluminense Itaperuna.