CAMPUS ITAPERUNA

Extensão

IFF Itaperuna recebe alunos do Ensino Fundamental em curso sobre robótica e pensamento computacional

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 18/03/2022 19h23, última modificação 18/03/2022 19h28
Capacitação voltada a estudantes do 8º e 9º ano da rede pública é desenvolvida por meio do projeto de iniciação tecnológica "Maleta de Ferramentas 4.0
a80e433e-0926-4072-97ed-db38753e56b6.jpg

A aula aconteceu em laboratório do Parque Acadêmico Industrial do IFF Itaperuna

Kits de robótica, impressoras 3D, programas de modelagem por computador e uma série de outros recursos agora fazem parte da rotina de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de Natividade (RJ), que iniciaram nesta sexta-feira, 18 de março, suas aulas dentro do projeto de iniciação tecnológica "Maleta de Ferramentas 4.0", desenvolvido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna.

Esta é a terceira edição do curso de extensão, mas pela primeira vez as atividades acontecem de forma presencial. As duas edições anteriores, realizadas em 2021, precisaram ser oferecidas em formato remoto, com aulas ao vivo pela internet, em decorrência dos reflexos da pandemia. Desta vez, são dois grupos simultâneos, sendo esse primeiro formado por 24 alunos do 9º ano, que terão aulas sempre às sextas-feiras. E uma segunda turma com estudantes do 8º ano, que iniciará suas atividades também presenciais na próxima quarta-feira, dia 23 de março.

O curso tem duração de oito semanas e inclui capacitação em temas como robótica, pensamento computacional, modelagem 3D e gestão de projetos.

"A aula foi incrível, um momento muito especial para todos nós. Os alunos ficaram empolgados em conhecer o campus e já estão falando que querem estudar no IFF", contou o bolsista Abel Lucas, que cursa Sistemas de Informação no IFF Itaperuna e atua no projeto ao lado de outros três alunos do campus, sob coordenação do professor Marcos Rabelo.

Programa Novos Caminhos

De acordo com o coordenador do projeto, durante as aulas, os participantes terão contato com uma série de recursos adquiridos pelo projeto, como notebooks e cinco kits completos de robótica educacional — totalizando mais de 2,5 mil peças — com blocos coloridos de montar, hardware simplificado e uma linguagem de codificação intuitiva de arrastar e soltar baseada no programa Scratch, que estimulam os alunos por meio da aprendizagem lúdica. Além disso, equipamentos de laboratórios do IFF, como impressora e scanner 3D, também ficarão à disposição nas aulas.

"Estamos com expectativas muito boas com esse curso. O formato, desta vez, é completamente diferente do que vinha sendo feito online. As duas primeiras edições ajudaram muito na formação dos nossos bolsistas, especialmente no treinamento do conteúdo que eles ministram", explica Marcos Rabelo.

Os equipamentos e o pagamento dos bolsistas do projeto são financiados com recursos adquiridos por meio do edital de apoio à Iniciação Tecnológica com foco na Economia 4.0, do Programa Novos Caminhos, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).