CAMPUS ITAPERUNA

Extensão

IFF Itaperuna recebe astrônomo para ministrar palestra sobre como descobrir asteroides

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 06/07/2022 11h00, última modificação 07/07/2022 12h54
Evento do Clube de Astronomia aconteceu no auditório do Parque Acadêmico Industrial, como parte das ações pelo Asteroid Day.
Palestra sobre asteroides no IFF Itaperuna

A palestra aconteceu no auditório do Parque Acadêmico

O Clube de Astronomia do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna promoveu na quinta-feira, 30 de junho, a palestra "Como descobrir asteroides?", com o astrônomo amador Adonis Azevedo, como ação pelo Asteroid Day, evento que acontece nesta mesma data em diversos países e funciona como um programa educacional e de conscientização sobre os asteroides.

O evento aconteceu no auditório do Parque Acadêmico Industrial e contou com a participação de estudantes, servidores e comunidade externa. Adonis Azevedo falou sobre seu trabalho de popularização da astronomia e dos asteroides descobertos por ele por meio do Programa da International Astronomical Search Collaboration (IASC).

Durante a palestra, o astrônomo apresentou um vídeo do engenheiro da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) Gabe Gabrielle saudando os participantes do Asteroid Day do IFF Itaperuna e desejando um ótimo evento para todos.

Segundo o coordenador do Projeto de Extensão Caronte, que é responsável pelo Clube de Astronomia do campus, o professor Adriano Ferrarez, “a astronomia abrange várias áreas do conhecimento e pode despertar o interesse das pessoas, principalmente da juventude, a trilhar os caminhos da ciência”.

Programação para julho

A bolsista de extensão e estudante da Licenciatura em Química do IFF Itaperuna Pilar Hygino da Silva, que também participou da organização do evento, aproveitou a ocasião para anunciar as próximas atividades do Clube de Astronomia.

“No mês de julho, vamos iniciar o projeto Astrocine, que terá a exibição de filmes sobre astronomia. Vamos também organizar equipes de estudantes visando a preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) em 2023. Estamos buscando parcerias com as escolas da rede pública de Itaperuna e região para organizarmos observações astronômicas e visitas ao campus”, explicou.

Os alunos do Campus Itaperuna interessados em participar das atividades do Clube de Astronomia podem procurar o professor Adriano Ferrarez para obter mais detalhes.