CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Meio Ambiente

IFF Itaperuna recebe visita de vereadora para discutir parceria voltada à preservação do Rio Muriaé

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 23/11/2021 18h46, última modificação 23/11/2021 19h01
Campus apresentou proposta de cooperação técnica, entre o Instituto e a prefeitura, para criação de viveiro voltado ao desenvolvimento, conservação e plantio de mudas para recuperação de áreas verdes.
Visita ao IFF Itaperuna

Reunião no IFF Itaperuna com a vereadora Amanda

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 22 de novembro, a visita da vereadora Amanda da Aidê para uma reunião sobre pautas relacionadas à preservação do Meio Ambiente, em especial do Rio Muriaé, que corta o município de Itaperuna. Estiveram presentes na reunião com a parlamentar o diretor-geral do IFF Itaperuna, Filipe Ribeiro de Castro; o diretor de Extensão do IFF, Bruno Jardim; e o coordenador do Núcleo de Agroecologia do campus, Adriano Ferrarez.

Autora da Lei Municipal nº 798, de 12 de dezembro de 2017, que institui no calendário oficial de Itaperuna o dia "Salve o Rio Muriaé", com o objetivo de resgatar e preservar mananciais, fauna e flora do rio, a vereadora vem buscando apoio em instituições de ensino para o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de políticas voltadas à educação ambiental no município.

"Eu assumi o compromisso em campanha desde meu primeiro mandato de estabelecer ações que visam diminuir o impacto ambiental causado no Rio Muriae. Tenho lutado por isso. Sei das dificuldades inúmeras, mas quero deixar minha contribuição estabelecendo com os parceiros ações que visem à preservação do nosso Rio Muriaé”, explicou Amanda da Aidê.

Durante a reunião, foi apresentada uma proposta do campus para a assinatura de um termo de cooperação técnica, entre o Instituto e a prefeitura, voltado ao desenvolvimento de ações também de educação ambiental, mas com enfoque na criação de um viveiro para desenvolvimento, conservação e plantio de mudas para recuperação de áreas verdes em Itaperuna. A proposta do IFF foi acolhida pela vereadora, que se colocou à disposição para auxiliar na celebração da cooperação, com a instalação do viveiro no campus.

"O Campus Itaperuna agradece a visita da vereadora Amanda da Aidê, e ficamos muito felizes com as propostas de projetos e ações conjuntas com seu mandato. Iremos agora trabalhar no encaminhamento das decisões da reunião já nos programando para a organização de um fórum voltado para a preservação dos recursos hídricos e na celebração de um termo de cooperação técnica com o executivo municipal", explicou o diretor-geral Filipe Ribeiro de Castro.

O professor Adriano Ferrarez, que é quem está a frente da ação no campus, ressaltou a importância da preservação do rio para a cidade e seus moradores.

“Foi a partir do Rio Muriaé que o município de Itaperuna se desenvolveu. Além disso, o Rio Muriaé é sinônimo de lazer para muitos cidadãos e fonte de renda para pescadores artesanais como os membros da Colônia Z-20 e alimento para muitas famílias. É fundamental a organização e mobilização do povo em defesa do Rio Muriaé. Nessa nossa reunião, foi proposta a realização no primeiro semestre de 2022 do 1º Fórum Regional 'Nosso Rio Muriaé' que contará com a participação dos movimentos sociais organizados, pesquisadores, especialistas, educadores e população em geral para debater e encaminhar ações em defesa desse nosso patrimônio natural”, destacou Adriano.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais parcialmente suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.