CAMPUS ITAPERUNA

Neabi

IFF Itaperuna tem inscrições abertas para atividades de seu 8º Novembro Negro

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 11/11/2022 19h41, última modificação 11/11/2022 19h42
Evento acontecerá de 21 a 23 de novembro, no Campus Itaperuna, com palestra, mesas-redondas, oficinas e atividades culturais abertas ao público.

De 21 a 23 de novembro, semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna promoverá seu 8º Novembro Negro, reunindo um conjunto de atividades acadêmicas, culturais e políticas que abordarão temas relativos às identidades, experiências e estruturas étnico-raciais.

Ao longo dos três dias, serão realizadas apresentações musicais, de teatro e de cinema, além de oficinas e palestras com a participação de alunos, servidores e convidados, em que as comunidades interna e externa do campus serão provocadas a refletir e aprofundar seus conhecimentos acerca da experiência da negritude no Brasil. O tema deste ano é "A importância dos saberes negros na sociedade: Ciência, Cultura e Educação".

As inscrições já estão abertas ao público em geral, são gratuitas e podem ser feitas pelo do evento site https://eventos.iff.edu.br/oitavonovembronegro. É preciso fazer o cadastro geral no evento e a inscrição específica em cada uma das atividades de interesse, clicando no botão "+participar", ao lado de cada uma delas, na parte de "Programação".

O 8º Novembro Negro terá quatro mesas-redondas abertas ao público: "A política de cotas nas universidades e os movimentos de educação popular", "O papel da juventude negra na luta antirracista", "A espiritualidade negra em suas diferentes expressões religiosas" e "Documentário sobre o MOABI e roda de conversa", além da palestra "Novas Práticas Pedagógicas no Ensino de Química baseadas na Lei 10.639" e oficinas como "Dança Afro Orí Purí", "desenho realista", "tranças e penteados afro" e "Literature-se". A programação inclui ainda uma série de atividades culturais.

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFF Itaperuna, em parceria com ex-alunos e integrantes do Movimento Afro-Brasileiro de Itaperuna (MOABI).