CAMPUS ITAPERUNA

Investimento

IFFluminense Itaperuna dá início às obras de conclusão do novo auditório do campus

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 01/02/2018 15h44, última modificação 06/02/2018 12h54
Espaço está sendo projetado para abrigar um cineteatro e será usado em eventos culturais e acadêmicos abertos às comunidades interna e externa
Obra do auditório do Campus Itaperuna

A previsão é que a obra seja concluída até julho de 2018

O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) em Itaperuna terá, em breve, um espaço multiuso projetado para abrigar eventos acadêmicos, mostras de vídeo e peças de teatro, entre outras atividades culturais. Trata-se do novo auditório do Campus Itaperuna, que está sendo montado de forma que possa ser utilizado também como cineteatro por alunos, funcionários e a comunidade externa.

A obra do auditório, orçada em R$ 322 mil, está prevista para ser concluída em julho deste ano, pela empresa TWP Empreendimentos e Serviços Eireli, vencedora de licitação, por meio de concorrência pública. O campus recebeu ainda uma emenda parlamentar de R$ 300 mil, concedida pelo deputado federal Jean Wyllys (Psol), para a compra dos equipamentos que permitirão a transformação do espaço em cineteatro. A previsão é que os recursos possam ser liberados pelo governo federal nos próximos meses, para que os processos de compra tenham início.

"Essa obra do auditório prevê a reforma de um espaço que estava sem acabamento e, por isso, tinha muitas limitações de uso. A parte inicial tem previsão de estar pronta até julho deste ano, já incluindo a climatização e os equipamentos básicos para uso do auditório em eventos institucionais, como palestras e formaturas", explica o engenheiro do IFFluminense responsável pela fiscalização da obra, Diogo Pessanha.

Ainda de acordo com o engenheiro, toda a construção já está sendo feita de forma que a estrutura suporte os equipamentos de projeção, iluminação e sonorização previstos no projeto do cineteatro e que serão comprados com os recursos da emenda parlamentar. O espaço terá capacidade de público estimada em 170 pessoas. A ideia é que, além dos eventos acadêmicos, o cineteatro seja usado para atividades culturais voltadas também ao público externo, como mostras de cinema e de teatro.

"Nossa vontade é que o IFF seja uma referência para a região, pois sabemos que Itaperuna ainda tem poucos espaços com essas características, principalmente oferecendo atividades gratuitas", ressalta o diretor de Administração e Infraestrutura do Campus Itaperuna, Leandro Arêas Mendes.

Segundo a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, o novo auditório será um marco para o campus.

"A obra do auditório é muito esperada, pois vai fortalecer nossa integração com a comunidade. O Campus Itaperuna é muito vivo. Nesses nove anos de funcionamento, a gente percebe o envolvimento de alunos e servidores em uma série de projetos de dança, teatro e música, além de nossa agenda de eventos acadêmicos que tem atividades variadas ao longo do ano todo. Esse novo espaço será muito útil na consolidação dessas ações e abrirá oportunidades de disseminação da cultura na região, que é também uma das missões dos institutos federais", afirma a diretora-geral.

A obra de conclusão do auditório do Campus Itaperuna é uma das primeiras, no Instituto, em sintonia com o Plano Diretor de Infraestrutura estabelecido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2021, ainda a ser lançado. Na construção do documento, foi feito um diagnóstico de estrutura mínima que os campi devem ter, como quadra, refeitório, auditório e espaços administrativos adequados.