CAMPUS ITAPERUNA

Obra Concluída

IFFluminense Itaperuna inaugura obra do Restaurante Estudantil na sexta-feira, dia 23

por Comunicação Social Campus Itaperuna publicado 05/02/2018 18h10, última modificação 22/02/2018 12h33
Alunos, servidores, colaboradores e a comunidade externa estão convidados a participar do evento, em que será servido um lanche inaugural e haverá apresentações culturais
Restaurante Estudantil do Campus Itaperuna

As obra do Restaurante Estudantil do Campus Itaperuna será inaugurada na sexta-feira, dia 23

O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) Itaperuna inaugura no próximo dia 23 de fevereiro, às 14h30min, as instalações de seu futuro Restaurante Estudantil. Alunos, servidores, funcionários terceirizados e a comunidade externa estão convidados a participar do evento, em que será servido um lanche inaugural e haverá apresentações culturais de projetos desenvolvidos no campus.

O Restaurante Estudantil tem 700 metros quadrados de área construída. Nessa primeira etapa, será disponibilizado para uso o salão de refeições, que contará com mesas, cadeiras e ar-condicionado, podendo receber, simultaneamente, até 160 pessoas, além das salas de preparo e armazenamento da merenda escolar, banheiros, vestiários e espaços administrativos.

O Campus Itaperuna aguarda ainda a liberação, pelo governo federal, de recursos na ordem de R$ 500 mil de uma emenda parlamentar adquirida, no ano passado, após votação em audiência pública realizada pelo deputado federal Glauber Braga (PSOL), na Câmara de Itaperuna. O dinheiro será usado para montagem da cozinha industrial e compra de mesas e cadeiras fixas, entre outros itens necessários para que o espaço seja usado efetivamente como Restaurante Estudantil.

"Nosso restaurante será inaugurado em duas etapas. Essa primeira consiste na entrega da obra e compra de alguns equipamentos básicos, liberando o salão para que possamos fazer nossas refeições com maior conforto, além de melhorar o serviço de distribuição da merenda. Apesar de ser uma etapa inicial, ela é muito importante e merece ser comemorada pela nossa comunidade, num momento como esse de dificuldades orçamentárias. Nossa luta, agora, passa a ser a compra dos equipamentos específicos para o preparo das refeições e, futuramente, a implantação de algo semelhante aos bandejões das universidades. Não vamos medir esforços para colocar esse projeto em prática", explica a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto.

Segundo a nutricionista do campus, Lizbeth Valeriote, apesar de a cozinha ainda não estar equipada para o preparo de refeições para almoço e jantar dos alunos, os novos espaços já vão contribuir para a melhoria do trabalho de distribuição da merenda, incluindo maiores possibilidades de compra de produtos diversificados nos pregões de alimentos.

O diretor de Pesquisa, Extensão e Políticas Estudantis do IFFluminense Itaperuna, Roberto da Silva Lanes Filho, ressalta a importância de o campus ter conseguido a indicação para a emenda parlamentar que será usada na compra dos equipamentos.

"Os R$ 500 mil vão atender, prioritariamente, as demandas de equipamentos e mobiliário que permitirão futuramente um efetivo restaurante estudantil, fornecendo alimento nutritivo e de qualidade aos nosso estudantes, além de fortalecer a agricultura local, por meio da aquisição de gêneros alimentícios pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Essa conquista só foi possível, primeiramente, pelo espaço de apresentação da indicação de propostas de emenda oferecida e pela presença, na audiência pública, de servidores, terceirizados, estudantes e cidadãos que acreditam no nosso instituto votaram na indicação defendida por nós", afirma o diretor.

A obra para conclusão do Restaurante Estudantil do Campus Itaperuna teve início em janeiro de 2017, após uma licitação, por meio de concorrência pública, para escolha da empresa que ficaria encarregada do serviço. A construção original havia sido interrompida em 2014, após a empresa contratada na época ter descumprido obrigações contratuais e ter o contrato rescindido. Para a conclusão da obra, foi feita uma adaptação do projeto original, a partir de demandas levantadas pela nutricionista do campus.

Convite de inauguração do Restaurante Estudantil do Campus Itaperuna