CAMPUS ITAPERUNA

Evento

Inscritos na Maratona das Cidades Inteligentes do IFF Itaperuna já podem acessar o site da disputa

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 13/09/2021 14h24, última modificação 13/09/2021 14h24
Competição virtual, com jogos de perguntas e respostas e criação de conteúdo digital, acontece dentro da programação da Semana Acadêmica, com início nesta segunda-feira, às 19h, em transmissão online.
Semana Acadêmica

Nesta segunda-feira, 13 de setembro, a partir das 19h, será dada a largada para a Maratona das Cidades Inteligentes. A competição virtual, com jogos de perguntas e respostas e criação de conteúdo digital, acontece dentro da programação da Semana Acadêmica, envolvendo alunos de diferentes cursos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna.

Os inscritos já podem acompanhar as atividades e regras da maratona por um site exclusivo para essa ação, o https://sites.google.com/view/maratonacidadesinteligentes. A primeira tarefa das equipes, valendo 20 pontos, terá suas instruções liberadas durante a palestra de abertura do evento, marcada para 19h desta segunda-feira, pelo link https://youtu.be/dILiYFtqG8Q.

Outras tarefas já estão disponíveis no site do desafio. Uma delas é a "Maratona do Futuro", em que as equipes terão que preparar um vídeo de no mínimo 2 e no máximo 4 minutos, respondendo a seguinte pergunta: "Como fazer para tornar a cidade de Itaperuna uma cidade inteligente?". Todas as equipes que enviarem vídeos válidos até o meio-dia de sexta-feira, dia 17, ganharão 10 pontos. Os três vídeos que mais se destacarem, além dos 10 pontos, ganharão mais 10.

Na terça-feira, dia 14, começa a corrida virtual da Maratona, pela ferramenta Mentimeter. Quem responder mais rápido e de forma correta as perguntas sobre a palestra de abertura da Semana Acadêmica, com o tema "Cidades Inteligentes", levará pontos importantes para sua equipe. A atividade acontecerá pelo Google Meet, por meio de um link que será enviado para as equipes.

A programação continua ao longo da semana, com visitação às salas temáticas, encontros pelo Google Meet e a cerimônia de premiação das equipes vencedoras, que está marcada para sexta-feira, 17, a partir das 19h. Serão premiadas as três primeiras equipes com maior pontuação na competição.

Programação do evento

A Semana Acadêmica é um evento realizado anualmente no IFF Itaperuna, desde 2012, com uma ampla e diversificada programação, que inclui apresentação de trabalhos, atrações culturais, torneios, debates, palestras e oficinas, entre outras atividades, com visitação aberta ao público, especialmente a alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental. O tema escolhido para esta edição especial é "Cidades Inteligentes", com o objetivo de discutir questões relacionadas a tecnologia, inclusão e sustentabilidade. Este ano, em decorrência da suspensão das atividades presenciais no Instituto, a Semana Acadêmica ocorre integralmente pela internet.

A programação completa da Semana Acadêmica - Edição Especial está disponível para consulta e inscrição no site  https://eventos.iff.edu.br/semanaacademicaedicaoespecial.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.