CAMPUS ITAPERUNA

Tecnologia na Educação

Itaperuna e Campos Centro acertam parceria para aplicação de metodologias diferenciadas de ensino

por Comunicação Social campus Itaperuna publicado 28/04/2016 15h44, última modificação 28/04/2016 16h07
Grupo de Trabalho com servidores dos dois campi será formado para fortalecer pesquisa e estimular a criação de objetos de aprendizagem
Parceria entre os campi Itaperuna e Campos Centro

Reunião, na Tecnoteca, para formar um grupo de trabalho que discutirá metodologias diferenciadas de ensino

Os campi Itaperuna e Campos Centro, do IFFluminense, firmaram nesta quarta-feira (27/04) uma parceria para a criação de um grupo de trabalho que discutirá a aplicação de metodologias diferenciadas de ensino. A ideia é estimular a criação de aulas próprias para ambientes como a Tecnoteca, que utilizam recursos tecnológicos digitais como suporte para a aprendizagem.

A reunião contou com a presença da diretora-geral, da coordenadora de Pesquisa e Inovação e da professora de Matemática do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, Alcione Campos e Larissa Moreira, respectivamente; da diretora de gestão acadêmica e do coordenador de metodologias e tecnologias para a educação do campus Campos Centro, Aline Pires e André Uebe, respectivamente; da professora de Informática do campus Macaé Roberta Torres; e do aluno do Curso Técnico em Informática e monitor voluntário da Tecnoteca, Antonio Franklin.

A proposta do grupo de trabalho é também fortalecer a pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) na educação, entre os dois campi, além de estimular a criação interna de objetos digitais de aprendizagem para serem usados conforme as demandas apresentadas pelos professores e alunos, especialmente dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Na reunião, também ficou acertada a participação de alunos e servidores do campus Campos Centro na 2ª Tecnoweek, evento que será realizado em agosto, em Itaperuna, com oficinas, minicursos, competições e debates sobre o uso das tecnologias digitais na educação.

"A tecnologia sozinha não faz milagre. Não adianta ter apenas os recursos, se os professores não estiverem preparados e se a metodologia usada não for adequada", ressaltou André Uebe, que participou de um programa de intercâmbio de professores na Finlândia, país conhecido pela excelência em seu sistema educacional.

Segundo Alcione Campos, que além de coordenadora de Pesquisa e Inovação é professora de Inglês no campus Itaperuna, as discussões propostas pelo grupo de trabalho são fundamentais na busca por uma constante melhoria na qualidade da formação oferecida pelo IFFluminense.

"Essa parceria surge num momento em que enfrentamos uma série de desafios, tanto no ensino, como na pesquisa e na extensão. O que vemos hoje é uma grande necessidade de avançar em nossas metodologias de ensino, que parecem estagnadas num formato do passado, sem atender parte de nossas necessidades atuais. A proposta do grupo é poder desenvolver pesquisas que nos ajudem a enfrentar desafios e atender demandas desses alunos do século 21", explicou Alcione.

Tecnoteca – Inaugurada em março de 2015 no IFFluminense Itaperuna, a Tecnoteca é uma sala de aula interativa, que oferece acesso a recursos didáticos diferenciados por meio de equipamentos como tablets, smartphones, lousa digital, mesa digitalizadora, TV 3D e sensor de movimento. No espaço, acontecem aulas das disciplinas do ensino médio e da formação técnica, além de oficinas e cursos oferecidos por meio de projetos de extensão e eventos acadêmicos, incluindo tanto o público interno, quanto alunos das redes estaduais e municipais e a comunidade em geral.

Comunicação Social campus Itaperuna