CAMPUS ITAPERUNA

Arte e Cultura

Mesa-redonda comemora os 5 anos de criação do projeto Parada Musical na sexta-feira, dia 7

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 29/04/2021 12h03, última modificação 29/04/2021 12h12
Evento é aberto ao público e acontecerá de forma remora, a parttir das 16h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Campus Itaperuna no Instagram.
Parada Musical

Sempre presente nos eventos e comemorações realizados do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, o projeto "Parada Musical: quem canta seus males espanta!" está completando 5 anos de criação. E nada melhor do que muita música e bate-papo para festejar a data! Na sexta-feira, dia 7 de maio, a partir das 16h, será realizada uma mesa-redonda online com transmissão ao vivo pelo canal oficial do campus no Instagram, o @iffitaperuna (https://www.instagram.com/iffitaperuna/), com integrantes do projeto e convidados.

O evento "Parada Musical: 5 anos de história" é aberto ao público em geral e concederá certificado de participação aos que se inscreverem pelo site https://eventos.iff.edu.br/paradamusical. As inscrições já estão abertas. Também é preciso preencher a formulário de presença, cujo link será disponibilizado pelo chat durante a mesa-redonda.

"O Parada Musical surgiu em 2016, sob minha coordenação, inspirado no grupo de teatro Parada Artística e nos outros projetos de música que o campus já teve. Quando começamos, não sabíamos que ele passaria por tantas mudanças e continuaria se adaptando às necessidades da nossa comunidade. Nesse tempo, tivemos 3 coordenações diferentes, vários bolsistas e voluntários, muitos desafios e aprendizados. Esse evento, na verdade, é uma comemoração e uma forma de reconhecer a importância da arte e da cultura no nosso campus", explica a coordenadora do projeto e professora de Língua Portuguesa do IFF Itaperuna, Fabiana Carvalho.

A ideia da mesa-redonda é dialogar sobre atividades que vêm sendo desenvolvidas desde 2016, por meio de oficinas de música instrumental e vocal para a comunidade interna e externa, além de apresentações musicais, propondo uma reflexão sobre a disseminação da música como um instrumento de educação e construção da cidadania com a participação dos integrantes do projeto desde a sua criação até o momento atual.

A estudante Noemi Almeida é uma das ex-bolsistas que estão presentes na comemoração. Formada como técnica em Química pelo IFF Itaperuna, em 2017, ela foi uma das primeiras bolsistas do Parada Musical.

"O projeto foi essencial para minha formação. A música trouxe leveza nos momentos de incerteza do meu último ano do Ensino Médio. Foi uma oportunidade de muito aprendizado, principalmente de senso de responsabilidade tanto com os instrumentos e as horas a serem cumpridas como também com o propósito de levar música para o IFF Itaperuna e as escolas que visitamos", conta Noemi.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.