CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Debates

Neabi do IFF Itaperuna inscreve para palestras e oficinas online em seu VII Novembro Negro

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 15/11/2021 20h33, última modificação 15/11/2021 20h35
Tema deste ano será "Os enfrentamentos da luta antirracista em meio à pandemia", com atividades abertas ao público, pela internet, de 17 a 19 de novembro.
Novembro Negro do IFF Itaperuna

Os enfrentamentos da luta antirracista em meio à pandemia serão o tema central de uma série de debates, a partir desta quarta-feira, dia 17 de novembro, no VII Novembro Negro do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. O evento é realizado anualmente pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, que é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro.

Assim como no ano passado, o Novembro Negro novamente acontecerá integralmente em modelo remoto, pela internet, com palestras transmitidas pelo IFFTube Campus Itaperuna, a página oficial do campus no Youtube (https://www.youtube.com/ifftubecampusitaperuna).

Segundo a professora e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFF Itaperuna, Flávia Sampaio,serão trazidos para o debate temas que dizem respeito à luta antirracista em geral e, especificamente, como esta temática se torna mais urgente em consequência do contexto atual do país.

As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os interessados devem acessar o site https://eventos.iff.edu.br/viinovembronegroiffitaperuna, efetuar o cadastro geral no evento e fazer a inscrição em cada uma das atividades, clicando em "Participar".

Veja a programação:

17 de novembro, às 17h30

Palestra de abertura "Descolonizando o ensino de literatura: o Slam como resgate e inclusão da poesia oral negra no currículo".
Palestrante: Renata Dorneles Lima, doutora em Literatura e coordenadora do Neabi Sankofa
Mediador: José Luiz Ribeiro, professor, fundador do MOABI e membro da Academia. Itaperunense de Letras e da União Brasileira de Trovadores.
Transmissão: https://youtu.be/2aW9E83FvXs

18 de novembro, às 18h

Palestra "A representatividade negra nas histórias em quadrinhos e na cultura em geral" e lançamento do Livro “Negritudes, Poderes e Heroísmos. Estudos sobre representações e imaginários nas histórias em quadrinhos”.
Palestrante: Elbert de Oliveira Agostinho, mestre em Relações Étnico-raciais, doutorando, professor de História, fundador do Observatório Carioca de Histórias em quadrinhos e organizador do livro.
Mediador: Antônio José de Oliveira dos Santos, estudante do IFF e integrante do NEABI.
Transmissão: https://youtu.be/rOSxW76ufTA

19 de novembro, às 16h15

Oficina: Hip-hop
Ministrante: Bárbara Natasha, integrante da Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch, estudante de dança, escritora, militante e integrante do NEAB Sankofa.
Transmissão: Link a ser enviado para os inscritos.

19 de novembro, às 18h

Palestra de encerramento "A saúde mental da população preta: enfrentamentos para o pós-pandemia".
Ministrante: Júlia Braz Goudinho, especialista em psicoterapia fenomenológica existencial.
Mediador: Jackson Rodrigues Lima, aluno do IFF e bolsista do NEABI.
Transmissão: https://youtu.be/Jg2hiZnysvE

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais parcialmente suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.