CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Evento Online

Programação da Semana Acadêmica inclui palestras diárias para quem está se preparando para o Enem

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 14/09/2021 10h30, última modificação 14/09/2021 10h31
Entre os temas que serão abordados estão aumento de produtividade nos estudos, pilares da Redação do Enem, ansiedade em situações de avaliação e um aulão de Biologia.
Semana Acadêmica do IFF Itaperuna

Os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não ficaram de fora da programação da Semana Acadêmica - Edição Especial do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna. Até a próxima sexta-feira, dia 17 de setembro, haverá palestras diárias com temas relacionados às provas. Todas elas são abertas ao público em geral e têm transmissão pelo IFFTube Campus Itaperuna, o canal oficial do campus no Youtube.

Nesta terça-feira, 14 de setembro, às 14h, a professora Bárbara Silva Borges estará na live "Como aprender de verdade e aumentar sua produtividade nos estudos", discutindo as estratégias que fazem o cérebro funcionar a seu favor, garantindo um aprendizado duradouro e mais produtividade nos estudos. A mediação será do diretor de Ensino do IFF Itaperuna, João Felipe Barbosa Borges. Essa palestra poderá ser acessada pelo link https://youtu.be/jN8RJSh4Ekc.

"Os três pilares da Redação do ENEM: onde não posso errar?" é o tema da palestra de quarta-feira, dia 15, também às 14h, com as professoras Adriene Ferreira de Mello e Giselda Bandoli. O foco do debate será trabalhar estratégias de produção do texto dissertativo-argumentativo, a partir de três pilares básicos: superação do “medo da página em branco” (dificuldade de iniciar o texto); articulação de repertórios para a construção da argumentação e formas de apresentação de propostas de intervenção inovadoras e consistentes. O acesso será pelo link https://youtu.be/L8305bf3miw.

Quinta-feira (16/09), novamente às 14h, será dia de edição especial do projeto 40Enem, desta vez sobre Biologia. A convidada é a professora Paula Gonçalves Vieira, que é também ex-aluna do IFF Itaperuna,e dará dicas sobre o Exame, além de contar um pouco sobre sua caminhada até a universidade federal. A palestra será mediada pelo professor Bruno Jardim e haverá sorteio de uma edição do livro "Sapiens: uma breve história da humanidade", do professor israelense Yuval Noah Harari. A transmissão será pelo link https://youtu.be/QkKQN8xnAE4.

Fechando a série de palestras, na sexta-feira, 17, um pouco mais cedo, às 10h, é a vez da live "Ansiedade em situações de avaliação: como enfrentar?", com as psicólogas Amanda Medeiros e Gisele de Morais, em que o objetivo é promover a compreensão da ansiedade com ênfase nos aspectos emocionais e fisiológicos que acontecem em situações de avaliação, além de discutir estratégias para o enfrentamento dessa situação. O link é https://youtu.be/0P0fcVTu-L0.

Certificação

É importante ressaltar que todas as atividades concedem certificado de participação. Mas, para isso, efetue o cadastro no site https://eventos.iff.edu.br/semanaacademicaedicaoespecial. Em seguida, acesse a "Programação" e clique no botão "Participar" de cada uma das atividades de interesse. A lista de palestras, oficinas e mesas-redondas está separada por dia. Atenção ao e-mail cadastrado na inscrição, pois é para esse endereço que serão enviadas mensagens importantes do evento, como confirmação de participação, link de acesso e certificado. Também fique atento aos dados informados, como nome completo, pois isso é fundamental para a emissão correta do certificado de participação.

A Semana Acadêmica é um evento realizado anualmente no IFF Itaperuna, desde 2012, com uma ampla e diversificada programação, que inclui apresentação de trabalhos, atrações culturais, torneios, debates, palestras e oficinas, entre outras atividades, com visitação aberta ao público, especialmente a alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental. O tema escolhido para esta edição especial é "Cidades Inteligentes", com o objetivo de discutir questões relacionadas a tecnologia, inclusão e sustentabilidade. 

A nona edição da Semana Acadêmica estava programada para ocorrer em 2020, mas segue adiada por tempo indeterminado em decorrência da suspensão das atividades presenciais no campus devido à pandemia da Covid-19.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.