CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Pesquisa

Projetos do IFF Itaperuna são apresentados no XIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 23/06/2021 16h47, última modificação 23/06/2021 16h47
Alunos e professores do campus apresentaram trabalhos de pesquisa sobre temáticas relacionadas a análise de poluição do ar atmosférico em Itaperuna, memórias literárias e educação em direitos humanos.
Apresentação em Congresso

A aluna Camila Frizzo na apresentação online do Congresso

Alunos e professores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna apresentaram nesta quarta-feira, dia 23 de junho, os primeiros resultados de seus trabalhos de Iniciação Científica, nos eixos temáticos de "Linguística, Letras e Artes" e "Ciências Exatas e da Terra", durante o XIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e o VI Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg).

O evento, que é organizado em conjunto pelo IFF, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF), segue até sexta-feira, dia 25 de junho, pela internet, e as atividades e trabalhos apresentados podem ser acessados pelo site https://eventos.galoa.com.br/confict-conpg-2021.

A avaliação de compostos orgânicos voláteis no ar atmosférico de Itaperuna — e seus impactos nocivos para a saúde da população e no ecossistema — foi o tema apresentado pela aluna do Curso de Licenciatura em Química, do IFF Itaperuna, Ana Paula de Souza Figueiredo, sob orientação do professor Murilo de Oliveira Souza, que é também coordenador de Pesquisa e Inovação do campus. Esse é um trabalho pioneiro na cidade e que já tem seus primeiros resultados em análise.

"Essa pesquisa tem duração de um ano. Estamos na metade dela, que é a fase de coleta do material e análise em laboratório. Nosso grupo de pesquisa, por meio da aluna bolsista, faz a coleta periódica do ar, com equipamentos apropriados, no Centro de Itaperuna, onde o fluxo de veículos é mais intenso. Nos resultados preliminares, a gente já tem percebido concentrações bastante relevantes desses compostos nocivos. É um trabalho inédito, nunca havia sido feita essa medição no ar atmosférico na cidade", ressalta o professor, explicando ainda que o objetivo principal da pesquisa é entender os impactos que a população de Itaperuna sofre com o intenso tráfego de veículos, possibilitando buscar meios para mitigação ou adaptação desta poluição ambiental.

Memórias Literárias

Dentro do eixo temático de Linguística, Letras e Artes, o IFF Itaperuna teve dois trabalhos de Iniciação Científica apresentados no Congresso, ambos coordenados pelo professor e diretor de Ensino e Aprendizagem do campus, João Felipe Borges.

A pesquisa IFFemina (Acervo Digital de Literatura de Autoria Feminina): Expandindo Memórias Literárias é realizada com os alunos Camila Gonçalves Frizzo e Abel Lucas de Fonseca, do Bacharelado em Sistemas de Informação, com o objetivo de ampliar a pesquisa e catalogação de obras produzidas por mulheres no Brasil, na África e em Portugal, do século XV ao século XIX, recuperando vozes suprimidas ao longo dos últimos séculos. Busca-se ainda analisar a necessidade de discussão das ementas de Literatura e Linguagens no Ensino Médio, propondo novas formas de organização curricular centradas na diversidade de gênero de nossas manifestações artísticas e de nossa historiografia. Entre os resultados alcançados até o momento estão a identificação de 125 escritoras.

Para Abel e Camila, fazer parte como bolsistas voluntários do projeto IFFemina tem ajudado a obter uma visão mais empática a respeito da história das mulheres e sua escrita ao longo do tempo. "Para o futuro, esperamos que os alunos da nossa instituição e também a comunidade possam conhecer mais essas mulheres omitidas, e que através disso, possam ressignificar a história da escrita feminina através do nosso projeto", ressaltam.

Educação em Direitos Humanos

Os alunos Thúlio Lauzino Finamôr Pereira e Laura Camargo Dornellas Vidigal Juliano, do Curso de Licenciatura em Química, desenvolvem com o professor João Felipe o trabalho Educação em Direitos Humanos: para ouvir as Marias, Mahins, Marielles, Malês. Essa pesquisa teve início em 2019, com a análise das ementas dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFF Itaperuna e, em sua fase atual, vem implicando na criação de um repositório digital aberto de materiais didáticos, com planos de aula, videoaulas e exercícios.

"Nós, enquanto licenciandos e futuros docentes, valorizamos a educação e tudo que reflete a progressão e evolução da mesma, e este projeto que tem como norte a educação em Direitos Humanos muito nos orgulha e nos representa. Diante de uma sociedade cada vez mais retrógrada, poder ter o privilégio de dissertar e através dessa dissertação, promover e contribuir de alguma forma com a minimização de pensamentos arcaicos, preconceituosos ainda presentes em nosso meio social é uma dádiva. É um trabalho muito especial e que merece a atenção, pois busca caminhos e soluções para uma educação cada vez mais inclusiva, igualitária e justa para todas e todos, sem exceção", contam os bolsistas Thúlio e Laura.

O repositório, atualmente, conta com um total de 50 atividades voltadas ao trabalho docente no Ensino Médio, nas áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e no eixo tecnológico do Curso Técnico em Química. Para o grupo de pesquisa, o objetivo é que a "produção do repositório possa contribuir não só para o cumprimento das determinações legais da legislação educacional, mas também e, sobretudo, para o fomento dos Direitos Humanos como prática pedagógica, um dos princípios fundamentais do IFF".

Programação do evento

As apresentações orais da Sessão IV, realizada na tarde desta quarta-feira, foram todas de pesquisas desenvolvidas no IFF. São ao todo 20 trabalhos, de diferentes campi, nos eixos temáticos de "Ciências Biológicas e Ciências Sociais Aplicadas", "Ciências Exatas e da Terra e Engenharias" e "Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes". A relação completa pode ser consultada AQUI.

O Confict e o Conpg tiveram início na terça-feira, 22 de junho, numa cerimônia de abertura que contou com o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Aevedo, o reitor da Uenf, Raul Palácio, e a pró-reitora de Graduação, Pesquisa e Inovação da UFF, Andréia Brito Latge. Na sequência, a cientista Margareth Dalcomo, que é pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, ministrou a conferência de abertura “Covid-19: O que aprendemos e perspectiva para a ciência”.

O evento segue até sexta-feira com palestras, sessões orais e atividades culturais. O evento está ocorrendo através da Plataforma Zoom-Galoá. Veja a programação completa do Congresso e outras informações no site do evento. A programação cultural abrange ainda a Mostra Cinema e Periferias 2021, organizada pelo Cine Darcy e Cine Darcyzinho. Saiba mais AQUI.