CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Semana Acadêmica do IFF Itaperuna chega ao fim com público recorde e premiação de trabalhos de alunos

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 28/09/2018 22h00, última modificação 01/10/2018 18h54
Evento terminou nesta sexta-feira (28/09), após cinco dias de programação intensa com minicursos, palestras, oficinas, atrações culturais, torneios, salas temáticas e apresentação de trabalhos
Semana Academica do IFF Itaperuna

Apresentação de pôsteres do 3º Coninf, na Semana Acadêmica.

A 7ª Semana Acadêmica do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna terminou, nesta sexta-feira (28/09), batendo seu recorde de público e de atividades: ao longo de cinco dias, cerca de 2.300 visitantes — dos quais 1.129 alunos de escolas municipais e estaduais da região — passaram pelas mais de cem atividades programadas dentro do evento, entre palestras, minicursos, oficinas, debates, apresentações de trabalhos acadêmicos, de protótipos e de salas temáticas, atrações culturais e torneios.

A programação da Semana Acadêmica, que é um evento gratuito e aberto à comunidade, incluiu a realização do 3º Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf), da 2ª Semana da Mecânica e da 1ª Jornada de Sistemas de Informação do IFF Itaperuna. O último dia de atividades foi marcado pela premiação dos destaques entre os trabalhos apresentados por alunos, segundo uma comissão de avaliadores. Pela manhã, receberam menções honrosas os projetos mais bem avaliados nas categorias Sala Temática e Protótipos.

O trabalho "Filhas da Luta" conquistou o 1º lugar entre as salas temáticas, abordando as conquistas femininas ao longo das últimas décadas e retratando importantes personagens da História, como a cientista polonesa Marie Curie, que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade; a pintora mexicana Frida Kahlo; a ativista Rosa Parks, que foi símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos; a estilista brasileira Zuzu Angel, que militou durante os anos de Ditadura Militar; e a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai.

A 2ª colocação ficou com o trabalho "A Sala que não é uma sala", que usou apresentações de músicas que marcaram a História para retratar o período de censura no Brasil e a liberdade de expressão, enquanto a sala "Poder Negro" conquistou o 3º lugar utilizando música e dança para tratar de questões raciais, a partir de contextualizações históricas, no Brasil e no mundo.

Salas Temáticas

As demais salas temáticas apresentadas ao longo da Semana Acadêmica foram: "Palavra de Mulher", que utilizou encenações para falar sobre o trabalho de importantes escritoras da literatura brasileira, como Cecília Meireles, Clarice Lispector, Cora Coralina e Adélia Prado; "Uma viagem no tempo", composta por dois ambientes diferenciados, que mostravam mudanças na vida cotidiana da sociedade, a partir dos avanços tecnológicos; "Piloto Automático", sobre o ritmo acelerado que a sociedade enfrenta atualmente e seus reflexos na saúde e bem-estar; "Do Caos à Lama", que abordou desastres ambientais como o acidente com Césio-137, em Goiânia (GO), o acidente nuclear de Chernobil e o rompimento da barragem em Mariana (MG); "Arte Queer", que fez releituras, a partir de discussões relacionadas a questões raciais, culturais e de gênero, de obras de arte como Mona Lisa (de Leonardo da Vinci), O Nascimento de Vênus (de Botticelli), Abaporu (de Tarsila do Amaral), e O Pensador (de Auguste Rodin); "Química Mágica", com demonstrações de experimentos de Química, dentro do contexto lúdico de um circo; e "DestruidaMente", com encenações e espaço de interações para tratar de assuntos como bullying, depressão e estresse, sob o ponto de vista de adolescentes.

                                     Apresentação de protótipo durante a Semana Acadêmica.

Houve ainda a premiação dos protótipos, com o “Projeto Mobilizar”, que trabalhou na construção de uma bicicleta adaptada para usuários de cadeira de rodas, conquistando a 1ª colocação. O 2º lugar ficou com o trabalho “Arcade Stick”, enquanto a 3ª posição foi dividida entre “Protótipo Funcional de um Carro” e “Protótipo Funcional de uma Pilha”.

A parte da noite foi reservada para a final do 3º Concurso de Pontes Treliçadas de Palitos, em que os alunos do Curso Técnico em Mecânica colocaram à prova a resistência de pontes construídas por eles, ao longo do semestre, com palitos de picolé. A ponte mais resistente chegou a aguentar 190kg. A premiação foi entregue durante o encerramento da 7ª Semana Acadêmica, que contou ainda com a apresentação da banda Desfecho, formada por alunos do campus. Receberam troféus e medalhas também as equipes vencedoras do 1º Lançamento de Foguetes de Garrafa PET e da 2ª Corrida de Carrinhos de Ratoeiras, ambas as competições realizadas dentro da programação da 2ª Semana da Mecânica.

                                         Final do 3º Concurso de Pontes Treliçadas de Palito, realizada dentro da 2ª Semana da Mecânica do IFF Itaperuna, durante a Semana Acadêmica.

Serão concedidas também menções honrosas aos melhores trabalhos acadêmicos nas categorias Pôster e Comunicação Oral, apresentados durante o 3º Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf). Foram aprovados para apresentação, ao todo 164 trabalhos. O resultado será divulgado nos próximos dias, no Portal do IFF.

Certificação dos participantes

Ao longo dos cinco dias de evento, estudantes e profissionais puderam participar de uma série de oficinas, minicursos, palestras e debates gratuitos, em áreas diversas de conhecimento, como "Controle de Qualidade na manipulação de produtos químicos", "Criando um fliperama multijogos de baixo custo", "Formação de Preço", "Histologia Animal", "Instruções Básicas para um bom uso da calculadora científica", "Introdução à Gamificação", "Manipulação de Cosméticos", "Sistemas Hidráulicos", "Instalações elétricas em baixa tensão", "Uso de tecnologias digitais na Educação: demonstrações práticas", "Câmeras IP - Segurança em Alta Definição" e "Escrita Cientifica - Produção de artigos de alta qualidade".

Todos os inscritos que assinaram as listas de presença receberão, nos próximos dias, por meio do site semanaacademica.itaperuna.iff.edu.br, seus certificado de participação na Semana Acadêmica e em cada uma das atividades em que compareceu. Os participantes que assistiram palestras, minicursos, oficinas ou debates sem ter feito a inscrição previamente e assinaram a lista de espera deverão fazer a solicitação do certificado, pelo e-mail academica.itaperuna@iff.edu.br, até esta terça-feira (02/10), informando no assunto "Inclusão em atividade não registrada" e contendo no corpo do e-mail: nome completo, atividade realizada, data e hora da atividade.

Veja AQUI o álbum completo de fotos da 7ª Semana Acadêmica do IFF Itaperuna